O encontro encerra a programação do Mês da Mulher
As jornalistas Clara Dourado e Gabs Dourado, do blog Desenroladas, vão se unir com as fotógrafas Rafa Eleutério e Camila Albano para debater sobre a importância da fotografia como ferramenta de empoderamento feminino, no Museu da Fotografia Fortaleza (MFF). Das icônicas musas de Hollywood, nos anos 50, às supermodelos esquálidas dos anos 90, a imagem da mulher foi constantemente padronizada e criticada pelas mídias de massa, e a fotografia teve um papel essencial nesse processo. Com a democratização dos meios digitais no início dos anos 2000, o mundo presenciou o surgimento de novos talentos que uniram causa, propósito e talento ao mundo das imagens. As palestrantes fazem parte desse time, que busca desconstruir estereótipos, promovendo autoestima e aceitação entre as mulheres. De instrumento que reverbera a opressão, a fotografia passa a ser uma ferramenta para o empoderamento feminino.
A palestra acontece no próximo sábado (31), com inscrições gratuitas no sympla.com.br, e promete um momento importante de reflexão.
Blog Desenroladas – Clara e Gabs Dourado são irmãs, graduadas em jornalismo e se dizem, as duas, tendo forte conexão com o feminino. Desenvolvem estudos voltados para a moda, o feminismo e a sustentabilidade. Acreditam no poder da comunicação e da imagem para causar reflexões. Juntas, mantêm, há oito anos, o Desenroladas como um espaço para a discussão de assuntos como arte, música, moda, cultura e empoderamento feminino.
Camilla Albano – O Albano que carrega no sobrenome é a credencial dos grandes olhares da fotografia do Nordeste. Camilla seguiu o talento que carrega no sangue e, desde 2007, olha o mundo pelas lentes das câmeras. Em sua trajetória, morou em Alto Paraíso e, por lá, evoluiu na fotografia explorando as belezas naturais. Esse olhar para a beleza natural voltou-se para a mulher com o projeto “Mulheres da Lua”, com o qual já registrou mais de 60 mulheres resgatando seu espírito livre e selvagem.
Rafaela Eleutério – Desde 2003, ela imprime em fotografias o seu talento para registrar além do que os olhos veem. Já estagiou com grandes profissionais no Studio H (RJ), no estúdio de JR Duran (SP) e hoje comanda, ao lado de Igor Dantas, a VOIR Image. Além do lado profissional voltado para a moda, a fotógrafa sempre investiu em captar o feminino, como no projeto “As Mulheres e As Flores”.
Sobre o Museu
Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, o Museu da Fotografia realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de monitoria formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e do curso de Fotografia do Porto Iracema das Artes.
Serviço:
Palestra Fotografia e Empoderamento Feminino
Data: 31/03 (sábado)
Horário: 14h
Local: Museu da Fotografia Fortaleza
Endereço: Rua Frederico Borges, 545 | Varjota | Fortaleza – CE
Inscrições: gratuitas, no site sympla.com.br
Mais informações: (85) 3017-3661