Unidade atenderá crianças da rede pública municipal e terá educação complementar voltada à formação de valores humanos na educação infantil
O sonho de fortalecer a educação infantil de Caucaia começa a ser construído, nesta segunda (09), às 16 horas. Na ocasião, serão lançadas as instalações do canteiro de obras do Centro de Educação Infantil Olga e Parsifal Barroso. A escola, iniciativa do o Instituto Myra Eliane e a Prefeitura de Caucaia, servirá como modelo do projeto Valores Humanos na Educação Infantil. A solenidade de lançamento terá presenças de Igor Queiroz Barroso (presidente do Instituto Myra Eliane), Valéria Serpa, (diretora da instituto), Naumi Amorim (prefeito de Caucaia) e Érika Amorim (primeira dama do município). O evento ocorre na Rua NE-6 s/n – Araturi / Caucaia (por trás CRAS Araturi).
“Vamos lançar um projeto de excelência não só para Caucaia, mas para o Estado do Ceará. Nesse complexo, reuniremos a unidade de ensino em si, espaço para formação dos professores, uma unidade cultural e um equipamento esportivo. Isso tudo ajudará a oferecer um futuro melhor às crianças da cidade e vai melhorar a qualidade do ensino em Caucaia. A escola modelo mudará o patamar de ensino e oferecerá formação complementar baseada valores universais”, explica o empresário Igor Queiroz Barroso, presidente do Instituto Myra Eliane.
O complexo será formado pelo Centro de Educação Infantil Olga e Parsifal Barroso, um ginásio poliesportivo, um teatro grego, um centro de formação de professores e centro de revitalização das etnias indígenas e quilombolas. Essa ação é continuidade da parceria firmada entre o Instituto Myra Eliane e o Município de Caucaia no Projeto Valores Humanos na Educação Infantil, que já está em implantação nas 142 Unidades de Ensino que atendem a Educação Infantil do município.
O Centro de Educação Infantil Olga e Parsifal Barroso, terá capacidade para atender 720 crianças, terá toda a infraestrutura necessária para oferecer ensino de qualidade às crianças beneficiadas. Elas terão à sua disposição salas de aula bem equipadas, pátio de atividades, quadra poliesportiva, salas de atividades laborais, refeitório, além de teatro grego para 180 pessoas, pista de corrida, dentre outros.
O Instituto Myra Eliane começou seu trabalho em 2016. Em fevereiro do ano passado, o projeto Valores Humanos na Educação Infantil foi lançado em parceria com o Ministério Público do Ceará, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ). A iniciativa visa colaborar com o futuro de muitas crianças, fornecendo conteúdo complementar a fim de disseminar os valores humanos. A metodologia é baseada em valores como amor, justiça, paz, verdade, ação correta e não violência. O projeto já foi implantado em quatro municípios cearenses: Caucaia, Eusébio, Horizonte e São Gonçalo do Amarante. Ao todo, 211 escolas aplicam a metodologia, beneficiando 23.484 crianças.
Outros sete municípios já assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), a fim de participar do projeto. Nas cidades de Aquiraz, Maracanaú, Pindoretama e Redenção, os representantes da rede de ensino municipal já passaram por capacitação e o projeto deve ser implantado no primeiro semestre. Já no Cariri, em Barbalha, Brejo Santo e Juazeiro do Norte, o projeto Valores Humano na Educação Infantil está previsto para o segundo semestre.
Sobre o Instituto Myra Eliane
O Instituto Myra Eliane surgiu em 2016, com base em Fortaleza (CE), objetivando contribuir para um amanhã melhor para as crianças. Com o papel de fomentar a construção de creches-escolas, oferecer conteúdo complementar de ensino através de sua Franquia Social e disseminar valores humanos, o Instituto Myra Eliane presta homenagem a essa cearense, com forte conexão espiritual com tudo que a cercava e que sempre acreditou numa melhor compreensão do mundo através da arte e da educação.