A coleção vestígios reúne joias em prata feitas artesanalmente a partir dos esboços e traços de um caderno de anotações da ourives e estudante de arquitetura Bruna Bortolotti.
Em cada peça feita a mão há traços de um processo artesanalmente executado desde a origem, na oficina do avô, seu Bomfim, um inventor de traquitanas, um exímio contador de histórias e um dos mais reconhecidos ourives da cidade.
Brincos, argolas, colares e outros objetos trazem na sua tessitura o processo de concepção: circunferências disformes, ganchos aparentes, acabamento limado e não polido, ranhuras próprias do metal.
As peças dizem muito do modo como Bruna vê o mundo, que passa por essa herança de um saber que vem do avô inventor, da formação em design de jóias, em uma pequena escola familiar em São Paulo, da permanência do traço no papel.
Todas as peças trazem em si a leveza e o minimalismo, escolhas estéticas que partem da ideia de permanência e de simplicidade. Vestígios é uma coleção pequena, de poucas peças, que em nenhum momento passa pelo processo industrial de fundição.
O lançamento acontece neste sábado (5 de dezembro), no Fuá da Sil, o ateliê da estilista Silvania de Deus, um espaço de partilha do comum, de artistas que apresentam seus trabalhos, de músicos que cantam na calçada, de pessoas que comem juntas na coxia e de uma proposta que a cada mês ocupa a cidade.
Outras fotos podem ser vistas em: http://www.bortolottib.com/
Lançamento Vestígios
Coleção de joias de Bruna Bortolotti
5 de dezembro (sábado)
17 horas
No Ateliê da Sil
Rua dos Tabajaras, 660 – Praia de Iracema
Contato:bortolottib@gmail.com
- postado por Oswaldo Scaliotti