O Dia das Mães gera grande expectativa para quem trabalha no comércio, pois é a segunda data que gera mais lucro ao setor, perdendo apenas para o Natal. Apesar do otimismo, é preciso seguir algumas táticas e cuidados na hora de atrair o cliente e finalizar a venda.
“É fundamental para qualquer vendedor ser empático, atencioso, saber ouvir e principalmente perguntar, ter conhecimento e domínio do produto ou serviço que está vendendo, essas características são básicas e essenciais, porém saber se comunicar na linguagem verbal e não verbal, faz uma enorme diferença”, explica o empresário e corretor de seguros Paulo Neime, que atua no ramo de vendas há mais de 25 anos.
Segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (ALSHOP) a previsão é de alta de 6% em relação a 2017. A redução dos juros e aumento nos prazos de financiamento são os principais fatores que contribuem para essa alta nas vendas. Ainda de acordo com a associação, os segmentos de moda feminina, calçados e acessórios, perfumaria e cosméticos serão os responsáveis por alavancar os dados.
Para Paulo Neime, apesar dos índices de crescimento econômico, ainda assim o consumidor vai pesquisar bastante antes de finalizar a compra. “Uma venda perfeita é estabelecida através de relacionamento, confiança e entrega. Conhecendo esse princípio, o vendedor vai atingir o objetivo sabendo perguntar, conhecendo melhor seu próprio cliente”, afirma o profissional.
Ser atencioso e paciente são características essenciais para um bom vendedor. “É preciso ter boa vontade , demonstrar carinho, ajudar a escolher o presente ideal, isso faz com que o cliente volte, fidelizando compras futuras. Tem que saber perguntar, as perguntas bem elaboradas demonstram interesse em conhecer melhor os hábitos, desejos da pessoa que compra, para obter satisfação em adquirir o produto ideal”, finaliza Paulo Neime.
De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE), a data vai movimentar R$ 257 milhões no comércio de Fortaleza, o que corresponde a um aumento de quase 5% em relação ao ano passado. Ainda de acordo com a Federação, o faturamento previsto com a compra de presentes é de R$ 257 milhões e o gasto por presente será de R$ 174.
Sobre Paulo Neime
Empresário, palestrante, professor, coach e corretor de seguros, Paulo Neime é formado em Administração pela (UNIFOR), com formação em Corretor de Seguros pela Escola Nacional de Seguros (FUNENSEG). Cursando Gestão Financeira, é também analista comportamental no Método MI3D. Paulo Neime possui uma experiência de mais de 25 anos na área comercial com 20 anos dedicados no mercado de seguros, com vários reconhecimentos pela contribuição na indústria securitária. Atualmente é proprietário e diretor da Complex Seguros & Benefícios.
Paulo nasceu na Bahia. Aos 14 anos, vendia válvula de corta combustível de porta em porta, já despertando o espírito empreendedor que só iria crescer em sua trajetória. Três anos depois, ingressou no mercado como continuo em banco e, paralelamente a esse trabalho, começou a vender planos de saúde como forma de complementar o orçamento, encontrando-se de vez na profissão. Em 1993, por uma proposta de trabalho, mudou-se para Fortaleza, a Cidade da Luz, permanecendo na área bancária por 12 anos. Formado em seguros, começou vendendo seguros e hoje é proprietário de uma das maiores empresas do ramo com grande atuação no Nordeste.
Inspirado por sua história, Paulo Neime começou a palestrar sobre motivação nas vendas com o tema “Como Prospectar Clientes”, apresentando aos vendedores que o processo de venda não é só de porta em porta. A vontade de transformar e impactar vidas o despertou para a formação em Coach.Inspirado por desafios, Paulo Neime se apresenta hoje como vendedor.