Consagrada pelos vinhos e frutos do mar, a delegação chilena atraiu olhares do setor supermercadista com outras opções de produtos como leites vegetais, nozes, snacks diferenciados e extratos de frutas e vegetais em pouchs.
Acumulando mais de US$ 1 bilhão em exportações por ano somente para o setor alimentício, o Chile pode ser considerado um dos principais parceiros comerciais do Brasil na América Latina. Com o propósito de intensificar essa parceria e fortalecer os laços com o País, o ProChile, escritório comercial do vizinho andino no Brasil, trouxe 19 empresas para apresentar suas novidades e estreitar o relacionamento com os distribuidores e importadores locais durante a APAS Show 2018, configurando a maior participação de sua história no evento.
Reconhecida pelos vinhos e frutos do mar, muito presentes e valorizados pelos brasileiros, a delegação andina surpreendeu os visitantes da feira com produtos diferenciados como os frutos secos e snacks de sabores inovadores da ICB; as bebidas vegetais da Vilay; as nozes da Southern Walnuts; a sangria em lata da vinícola Bis wines; e os extratos de frutas e vegetais em pouchs prontos para o consumo da Fruselva America.
Terceiro produto mais exportado ao Brasil na categoria alimentos, as nozes tiveram um aumento de 28% em relação ao ano anterior, movimentando US$ 33 milhões em 2017. Essa receptividade foi sentida durante o evento. “Vimos um grande interesse por nossos produtos em diferentes formatos. Sem dúvidas, cumprimos nossas expectativas de participação na APAS e neste mercado”, afirma Matías Rodriguez, gerente comercial da Southern Walnuts, exportadora de frutos secos, que em sua primeira ação comercial no Brasil firmou um contrato de US$ 150 mil, com um importador de São Paulo, o que equivale a 5% de suas vendas.
O setor de frutos do mar foi outro que conquistou bons resultados no evento. A exportadora Blumar comprometeu a venda de um importante volume de sua produção. “Tudo indica que vamos embarcar 150 toneladas nos próximos seis meses para nossos atuais clientes. E temos um potencial de 50 toneladas adicionais para novos compradores”, diz Pedro Ovalle, Gerente de Vendas da Companhia.
A grande maioria dos expositores já têm parcerias estabelecidas com empresas brasileiras e pretende ampliar sua representatividade através de novos acordos. Este foi o caso de Pablo Aguilera, da Viña Perez Cruz: “Voltamos à APAS Show com o intuito de diversificar nossos parceiros, para ter uma maior sustentabilidade comercial”, explica.
A Fruselva America é outro caso de empresa com acordo já consolidado no Brasil em busca de novas oportunidades de negócios. Ela, que comercializa extratos vegetais e de frutas em pouchs através do modelo Private Label, está há 1 ano e meio nas gôndolas brasileiras com a marca Pic Me. “Esta é a nossa terceira participação e recebemos muitos visitantes interessados em futuras negociações”, declara a representante da empresa, Natália Ortiz.
O estande ainda abrigou as vinícolas Requingua, Aresti, Butrón Budinich, Pérez Cruz, Via wines, Terraustral, Cremaschi Furlotti, Aura wines, grupo Viñedos y Frutales, La Rosa, Undurraga e Sur Valles; e as empresas Blumar e AcquaChile, especializadas em frutos do mar.
A Diretora Comercial do Chile em São Paulo, Maria Julia Riquelme, destacou que “A APAS Show permite que as empresas tenham acesso aos maiores compradores do setor de alimentos do Brasil, o que faz do evento uma oportunidade real de negócios para os exportadores chilenos, especialmente de frutos secos, produtos do mar e vinhos. Em 2017, as exportações de alimentos do Chile para o Brasil alcançaram a cifra de US$ 1.013 milhões, marcando um recorde neste mercado”, finaliza ela, destacando o crescente interesse das empresas andinas pelo País, o que se reflete na lista de espera para participação na próxima edição da APAS Show.