O 13º Congresso Brasileiro de Estratégias Eleitorais e Marketing Político, iniciado nesta sexta-feira (18/05), terá uma ampla programação neste sábado (19/05), quando será encerrado, no Centro de Eventos do Ceará. A programação de hoje tem início com um painel em que diretores e sócios da Associação Brasileira de Consultores Políticos (ABCOP) tratarão de aspectos variados sobre as eleições. A partir das 9 horas, os consultores Vinícius Nagem (PR), Rodrigo Mendes Ribeiro (MG), Tadeu Comerlatto (SC), Lucas Salles (PB), Roberval Souza (PE), Alexandre Bandeira (DF), Demethrius Lucena (PA), Juliano Sebastian (RJ) e Mônica Nabhan (MS) trarão visões complementares sobre as questões prioritárias do processo eleitoral de 2018.
Ainda pela manhã, será lançado o E-book “Novas Estratégias Eleitorais para Um Novo Ambiente Político”, cujo acesso ficará disponível de forma online na sequência. O produto contará com textos de diretores e sócios da ABCOP. O e-book é composto por 17 artigos assinados por consultores políticos de diversas formações e atuações, oriundos de 12 estados espalhados pelas cinco regiões do país. Os autores fornecem visões diferentes e complementares abordando técnicas, ferramentas, estratégias e estudos de caso que fornecerão ao leitor um bom número de informações e conhecimentos a serem aplicados nas eleições de 2018, bem como nas seguintes.
Às 13h30min, a juíza Kamile Castro tratará de Direito Eleitoral, com foco nas alterações que terão repercussão nas eleições de 2018. O evento será encerrado com o compositor de jingles Lázaro do Piauí, que fará um pocket show e tratará do tema “Jingles para conquistar votos” a partir das 14h30min. Em 2006, ele se tornou célebre por ter composto o jingle “Deixa o homem trabalhar”, utilizado na campanha de reeleição do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Como foi o primeiro dia de atividades
O primeiro dia do evento, que ocorre na capital cearense pela terceira vez, após ter sido realizado em 2010 e 2012, foi bastante intenso. O congresso trouxe ao público local a oportunidade de participar de discussões sobre campanhas eleitorais com a presença de especialistas de renome nacional e internacional, que expuseram técnicas, conceitos e experiências, promovendo o intercâmbio com profissionais de todo o país.
Na sexta-feira, o congresso teve sete palestras, em que foram tratados temas variados relacionados ao processo eleitoral. As exposições ficaram a cargo dos consultores políticos Aurízio Freitas, Gabriel Rossi, Celso Matsuda, Luís Henrique Romagnolli, Caio Manhanelli, Carlos Manhanelli e Rubens Figueiredo. No encerramento das atividades do primeiro dia do Congresso, a ABCOP fez uma homenagem ao consultor político Rubens Figueiredo por sua contribuição para a área de marketing político no Brasil.
Sobre o Congresso
O evento é promovido pela empresas Manhanelli Associados e Marketing Político e Companhia/MP&Cia, com apoio institucional da ABCOP. O congresso discute temas como renovação política, uso da Internet nas campanhas eleitorais, novas técnicas de comunicação e de mobilização eleitoral e campanha permanente dentre outros. O congresso reúne profissionais de marketing e comunicação, pré-candidatos que às eleições 2018, representantes de partidos políticos, assessores políticos, imprensa em geral, estudantes universitários de áreas afins e movimentos sociais.
Confira a programação do evento:
DIA 19/05
9:00 às 12:00 PAINEL DIRETORES DA ABCOP
1. “Redes sociais – estratégias de mobilização e atuação para um novo ambiente político”, VINICIUS NAGEM (PR)
2. “Um novo marketing para uma nova política”, RODRIGO MENDES RIBEIRO (MG)
3. “Um novo jeito de fazer política: o que está acontecendo na cabeça dos eleitores”, TADEU COMERLATTO (SC)
4. “MET: Marketing Eleitoral Transparente para um novo Brasil”, LUCAS SALLES (PB)
5. “Mar revolto nas eleições de 2018”, ROBERVAL SOUZA (PE)
6. “A crise política e os impactos na democracia e no mercado da consultoria política do Brasil”, ALEXANDRE BANDEIRA (DF)
7. “3 Estratégias para conquista de votos durante o mandato”, DEMETHRIUS LUCENA (PA)
8. “Marketing e Comunicação política online e offline”, JULIANO SEBASTIAN (RJ)
9. “Marketing Político: os componentes digitais e não digitais. Quais os mais importantes?”, MÔNICA NABHAN (MS)
12:00 às 13:30 almoço
13:30 às 14:30 Dra. KAMILE CASTRO: Direito Eleitoral.
14:30 às 15:30 LÁZARO DO PIAUÍ: Jingles para conquistar votos e pocket show
Serviço:
13º Congresso Brasileiro de Estratégias Eleitorais e Marketing Político
Data: 19 de maio.
Local: Centro de Eventos do Ceará – Av. Washington Soares, 999 – Fortaleza/CE.
Site: www.estrategiaseleitorais.com.br