O Governo do Estado do Ceará dobrou o número de vagas para a edição 2018 do programa. Este ano são 200 vagas para jovens empreendedores de todo o Ceará
O Corredores Digitais 2018, Programa de aceleração de ideias que busca fomentar o empreendedorismo regional, terá inscrições abertas até amanhã, 20 de junho. O edital 2018 irá selecionar 200 projetos de todo o Ceará, dobrando as possibilidades oferecidas no edital do ano passado, com 100 projetos selecionados. Em 2017 foram mais de 230 inscrições oriundos de 37 municípios. Para 2018 a expectativa é que sejam 500 projetos inscritos vindo de todo o estado, impactando diretamente 800 jovens. Atualmente mais 135 mil jovens estão desempregados no Ceará e o programa acredita que o empreendedorismo pode ajudar a mudar essa realidade.
Os interessados em concorrer a uma vaga para o seu projeto precisam ter mais de 16 anos; montar uma equipe de 2 a 4 pessoas; possuir um projeto inovador em alguma das 14 áreas citadas como prioritárias do governo; é necessário também que uma das pessoas da equipe seja a figura do desenvolvedor do produto (membro do time com conhecimento técnico para desenvolver o produto físico e/ou digital). Durante seis meses, o Governo do Estado apoia e fornece o suporte necessário para alavancar os projetos desses jovens através de capacitação empreendedora, mentoria personalizada, mais de 500 mil benefícios, networking, rede de mentores nacionais e regionais e infraestrutura de coworking.
A inscrição deve ser feita até amanhã, meia noite, pelo site http://www.sct.ce.gov.br/corredoresdigitais/. O resultado será divulgado dia 15 de julho.
Realizado pelo Governo do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Programa lança oportunidades para os setores prioritários que podem impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do Ceará como biotecnologia; construção; economia criativa; turismo; economia do mar; eletrometalmecânica; indústria agroalimentar; logística; meio ambiente; produtos de consumo; tendo como setores prioritários: água; Energia; Saúde; Segurança.
Sobre O Corredores Digitais
O Corredores Digitais é um programa de aceleração de ideias ou projetos (científicos ou tecnológicos) em modelos de negócios inovadores, realizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo, principalmente no interior do Estado, o ciclo de 2017 do programa Corredores Digitais, que ainda está em andamento, está contemplando jovens empreendedores de todas as regiões do Ceará como as cidades de Fortaleza (30 projetos), Quixadá (16 projetos), Juazeiro do Norte (13 projetos), Sobral (12 projetos), Tianguá (10 projetos). Ao todo são 100 projetos nas áreas da tecnologia, saúde, energia, meio ambiente, entre outros, formados por equipes de até quatro integrantes.
Além da capacitação empreendedora ao longo do programa, os jovens participam de sessões de feedback, eventos semanais nos polos do programa, onde os times apresentam tarefas concluídas para uma banca de mentores e recebe deles, orientações para melhorar o desempenho. Faz parte também, encontros de mentorias personalizadas, que consistem em consultorias quinzenais focadas em criação de startups e competências empreendedoras. A segunda fase trará um bootcamp regional e a terceira, um demoday, ambos em Fortaleza.