Atividades do Sesc incentivam imaginação das crianças no Espaço Mais Infância Fortaleza, 26 de junho de 2018.
Quando as férias chegam, é hora de dedicar toda energia das crianças para brincadeiras e atividades recreativas. Para preencher o tempo livre com diversão e aprendizagem, no mês de julho as ações educativas do Sesc* no Espaço Mais Infância abrem as portas para a criatividade e o talento da criançada em oficinas de artes, apresentações teatrais, exposições, jogos e dinâmicas ao ar livre.
Com temáticas lúdicas, as atividades estimulam o desenvolvimento das habilidades motoras e sociais, além de incentivar práticas de alimentação saudável através da diversão. Voltada para meninas e meninos de 3 a 12 anos, a programação acontece de terça a domingo, a partir das 14h.
Na área externa do espaço, que fica na Praça Luíza Távora, as crianças podem se divertir com um mix de atividades coletivas como brincadeiras de roda, leituras e criar obras de arte todas as quartas e quintas-feiras, a partir das 17h. Para apresentar aos familiares e amigos o dom dos artistas infantis, aos sábados, a praça será palco de descontração e muita alegria com o Show de Talentos das crianças no dia 21/7 e, no dia 28/7, com a Exposição das obras criadas nas oficinas. Além dos pequenos, a criatividade também será apresentada pelo Grupo Mirante de Teatro Unifor através de contações de histórias teatralizadas nos dias 14 e 28/7.
Luau Encantado
Unicórnio, super-herói, fada, desenho animado, princesa, prepare a fantasia que as crianças sempre sonharam em vestir! Na sala multimídia do Espaço Mais Infância, em comemoração ao final das férias, acontece o Luau Encantado, uma festa onde a criançada vai dançar junto dos seres encantados. O luau será realizado no dia 27/6 dividido em dois momentos conforme a idade: das 17h às 18h para crianças de 3 a 6 anos e das 18h30 às 19h30 para crianças de 7 a 12 anos.
Culinária divertida
Convencer os filhos a comer salada ou trocar o refrigerante por suco muitas vezes não é uma tarefa fácil. Brincadeiras e momentos descontraídos podem ser o caminho para mudar hábitos alimentares, despertar o interesse de provar frutas diversificadas e estimular a curiosidade para lanches saudáveis. Essa é a proposta das atividades que acontecem no Espaço Gourmet e na Biblioteca as terças, quartas, quintas e sextas-feiras, a partir das 14h.
Sétima arte
Prepara a pipoca e deixa a imaginação fluir porque férias combina com cinema. De quinta a domingo, a Sala de Cinema do Espaço Mais Infância exibe curtas metragens voltados para o público infantil a partir das 14h. As obras selecionadas estão fora dos circuitos comerciais de TV e cinema para ampliar os horizontes das crianças e contribuir para a formação dos pequenos enquanto cidadão ao mostrar a diversidade cultural, promover a reflexão, motivar a curiosidade e o prazer da descoberta. O destaque vai para o “Cineminha vai à Praça”, que acontece nos dias 8 e 22/7, e exibe a Mostra Itinerante do Festival Internacional de Cinema Nueva Mirada para a infância e juventude.
Sobre o Espaço Mais Infância
O espaço, inaugurado em 24 de fevereiro de 2016, tem programação infantil realizada pelo Sesc, junto ao Programa para o Desenvolvimento Infantil – Mais Infância no Ceará, do Governo do Estado.
O lugar conta com cinco ambientes que promovem o desenvolvimento da criança de forma integrada: Biblioteca, Espaço Gourmet, Cinema, Brinquedoteca e Sala Multimídia. De terça a domingo, são realizadas programações sistemáticas dentro destas salas, cujo tema varia de acordo com o mês. Escolas, ONGs e demais instituições que atuam com o público infantil podem agendar visitas e levar seus alunos nas terças e quartas-feiras.
Agende e visite
Para agendar a visita, as escolas e instituições podem entrar em contato pelos telefones (85) 3261.4491 / 3268.1528 e pelo email: maisinfancia@sesc-ce.com.br . O Espaço fica na Praça Luiza Távora (Avenida Santos Dumont, 1589, Aldeota).
Programação
Espaço Gourmet
Descobrindo os alimentos por meio dos sentidos (jogos)
Dias: 3 e 10/7
Horário: 16h às 20h
O Reino das frutas vitaminadas (teatro)
Dias: 4 e 11/7
Horário: 16h às 20h
Brincando de Inovar – a arte dos alimentos (jogos)
Dias: 5 e 12/7
Horário: 14h às 20h
Cozinha divertida/ Preparação de receitas saudáveis
Dias: 6 e 13/7
Horário: 14h às 20h
Biblioteca
Falando de sentimentos: cultivando a amizade (debate)
Dias: 3 e 17/7
Horário: 16h às 20h
O caminho para uma vida saudável (jogos)
Dias: 24 e 31/7
Horário: 16h às 20h
O Reino das frutas vitaminadas (teatro)
Dias: 18 e 25/7
Horário: 16h às 20h
O grande desafio (dinâmicas)
Dia: 20/7
Horário: 14h às 20h
Sala Multimídia
Luau Encantado
Dia: 27/7
Horários: 17h às 18h (crianças de 3 a 6 anos)
18h30 às 19h30 (crianças de 7 a 12 anos)
Inscrições: 3261.4491 / 3268.1528
Área Externa
Movimente-se
Dia: todas as quartas-feiras
Horário: 17h às 19h
Mix de Atividades
Dia: todas as quintas-feiras
Horário: 17h às 19h30
Cineminha vai à praça
Dias: 8 e 22/7
Horário: 18h às 19h
Os Decretos do Rei com Grupo Mirante de Teatro Unifor
Dia: 14/7
Horário: 19h às 19h50
Show de Talentos
Dia: 21/7
Horário: 18h às 19h30
Exposição de obras de artes das oficinas
Dia: 28/7
Horário: 18h às 19h
Entre Mares, Cores e Formas com Grupo Mirante de Teatro Unifor
Dia: 28/7
Horário: 19h às 19h40
Sala de Cinema
Exibição de curtas metragens
Dia: de quinta-feira à domingo
Horário: a partir das 14h
Brinquedoteca e Biblioteca Infantil
Todos os dias
Horário: 14h às 20h
Sobre os 70 anos do Sistema Fecomércio
Após o período da Segunda Guerra o Brasil passou por grandes desafios. O Estado não conseguia atender à crescente demanda por serviços sociais, nem acompanhar o novo contexto do mercado de trabalho. Deste modo, em maio de 1945, representantes empresariais da indústria, comércio e agricultura, realizam em Teresópolis, a primeira Conferência das Classes Produtoras (CONCLAP). Nesse encontro elaboram uma proposta ousada de custeio dos serviços sociais e da educação profissional para os trabalhadores com recursos das classes patronais. A Carta da Paz Social foi o documento que formalizou as diretrizes para o desenvolvimento econômico com justiça social. Nascia assim, a partir da iniciativa do empresariado, o Sistema S, o maior Sistema de desenvolvimento social do mundo.
No Ceará, em 16 de março de 1948, o empresário Clóvis Arrais Maia fundou a Federação do Comércio com a finalidade de unir lideranças do setor para colaborarem com a educação profissional e a qualidade de vida dos trabalhadores. No mesmo ano, a Fecomércio implanta o Sesc e o Senac instituições mantidas pelos empresários do comércio que ofertam serviços sociais e educam para o comércio de bens, serviços e turismo.
Serviço:
Programação de Julho – Espaço Mais Infância
Local: Praça Luíza Távora (Av. Santos Dumont, 1589)
Informações: (85) 3268.1528
Gratuitostituição mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.