“A grande tacada depois dos 70” é o nome do livro, da autoria de Antenor Naspolini, que será lançado no próximo sábado, dia 19 de dezembro, ao meio dia, no Clube de Golfe do Aquiraz Riviera.
Na obra, o autor narra a sua descoberta pela modalidade e como se apaixonou pelo esporte já na idade sênior. Antenor Naspolini descreve os benefícios e aprendizados que o golfe tem trazido à sua vida e incentiva que outras pessoas adiram à prática esportiva, independente da idade. “Nunca é tarde para começar”, explica Antenor Naspolini.
O antigo secretário de educação descobriu o golfe depois dos 70 anos e tornou-se um entusiata da modalidade. Antenor Naspolini foi o precursor da iniciativa de realizar aulas de golfe no Cocó, quando ainda não existia campo de golfe no Estado.
Com o surgimento do Aquiraz Riviera, o primeiro campo de golfe do Ceará, Antenor Naspolini passou a se dedicar à prática frequente do esporte e hoje é um campeão com vitórias locais, regionais e nacionais. Entre as suas vitórias, destacam-se o bicampeonato do Torneio Nordeste da Associação Brasileira de Golfe Sênior, do qual sagrou-se vencedor em 2014 e 2015.
Sobre o autor
Natural de Criciuma, Santa Catarina, Antenor Naspoini é um dos maiores nomes da educação no Brasil. Foi escolhido pela Organanização das Nações Unidas (ONU) para a fazer a impantação da UNICEF no Ceará. A missão foi desenvolvida com sucesso, alcançando a meta de de reduzir a mortalidade infantil e o analfabetismo.
Antenor Naspolini foi secretário da Educação do Ceará e realizou a reforma de educação básica cearense, universalizando o acesso de crianças de 7 a 14 anos à escola, institucionalizando instrumentos de gestão democrática da escola pública e de valorização do magistério.
Professor e sociólogo com mestrado em planejamento educacional, foi professor titular da Universidade de Santa Catarina (UFSC), diretor da Escola Superior de Adminsitração e Gerência (ESAG) e vice reitor da Universidade Estadual (UDESC). Em nível nacional, foi coordenador do grupo de consultores do acordo MEC/Banco Mundial, Secretário do Planejamento do Ministério da Educação e Assessor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
No Ceará, foi Coordenador da UNICEF, Secretário da Educação Básica e Deputado Federal pelo PSDB. Recebeu o título de “Cidadão Cearense” outorgado pela Assembleia Legislativa do Ceará.
Atuou internacionalmente como Consultor da UNICEF em Angola, África.
Atualmente é golfista e frequentador assíduo do campo do Aquiraz Riviera.