Crescimento econômico diz respeito às vendas em M2 e se destaca em relação à média do segmento de mercado nacional
Mantendo a tradição em credibilidade e excelência há quase 30 anos no mercado nacional, a Cerâmica Brasileira (Cerbras), empresa genuinamente brasileira que é referência no mercado de pisos e revestimentos cerâmicos, compõe atualmente o hall das 10 maiores do país no segmento e figura entre as indústrias que mais crescem nos últimos oito anos, reforçando a força de vendas no Brasil e em mais de 30 países.
Segundo levantamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica (ANFACER), realizado entre o ano de 2010 e 1º quadrimestre de 2018, a Cerbras registra evolução no segmento acima da média nacional nas vendas em metro quadrado. No início da década, a empresa apresentou 9% no crescimento das vendas, enquanto que a média nacional cresceu 5%. Nos anos seguintes, a Cerbras apresentou curva de crescimento superior à média nacional, com destaque em 2013, quando o crescimento das vendas da empresa ficou nos 27% e a média nacional estacionou nos 4%. Em 2015, quando a média das empresas nacionais do seguimento apresentaram queda de 4% nas vendas, a Cerbras surpreendeu e apresentou evolução de 21%.
No início de 2018, a Cerbras apresentou crescimento de 23%, enquanto a média nacional registrou crescimento de apenas 3%. Vale salientar que em 2017 as vendas da Cerbras em metro quadrado foram quase 160% maiores que as vendas de oito anos atrás (2010), enquanto o crescimento nacional em 2017 teve queda de 4% em relação a esse mesmo período (2010).
Certificado NOA
Fora do Brasil, a Cerbras se destaca por fazer parte de um seleto grupo de empresas no mundo que atendem aos critérios obrigatórios para a comercialização no mercado norte americano com o selo de qualidade NOA (Notice of Acceptance), certificação internacional exigida para a venda de telhas cerâmicas nos Estados Unidos. Mesmo as fábricas que possuem ISO 9001 e Inmetro, como a Cerbras, só podem comercializar suas telhas no mercado norte americano, com a liberação do referido selo. Para conseguir essa certificação, o fabricante precisa enviar amostras dos produtos para um laboratório acreditado por um órgão de controle governamental nos Estados Unidos que faz todos os ensaios necessários para testar a qualidade e o cumprimento das normas de segurança interna naquele país.