Instituição aposta em novo modelo de ensino que proporciona avanços na carreira, mesclando educação a distância e presencial.
A Unicesumar Fortaleza está com matrículas abertas para a terceira turma dos cursos de engenharias (civil, elétrica, mecânica, mecatrônica e de produção). As primeiras turmas iniciaram suas aulas emfevereiro e já contam com mais de 4 mil alunos em todo o país. Os cursos de engenharia elétrica e mecatrônica da instituição estão entre os melhores cursos superiores do país, de acordo com o Guia do Estudante.
O modelo educacional empregado pela Unicesumar utiliza técnicas pedagógicas a distância e presenciais, ofertando qualidade, tecnologia, material didático próprio – preparado por profissionais de todo o país e conceituados na área –, além de uma ótima estrutura física de polos presenciais, com laboratórios físicos (com investimento de mais de R$ 1 milhão, só em Fortaleza) e virtuais bem equipados, com recursos em realidade aumentada e práticas programadas.
A busca por uma qualificação profissional que se adequasse à rotina de trabalho levou Mário Sérgio Negreiros a escolher o curso de engenharia mecatrônica na Unicesumar Fortaleza. “Por estarmos acostumados ao padrão de ensino presencial, não conhecemos as verdadeiras vantagens do EAD. Como estudante da Unicesumar, posso dizer que esse modelo superou as minhas expectativas. Inclusive, acredito que muitos dos métodos utilizados no ensino a distância, como o de realidade aumentada, deveriam ser copiados pelos cursos presenciais”, conta Negreiros.
Metodologias ativas
O ensino desenvolvido pela Unicesumar foi estruturado a partir de metodologias ativas, com aprendizagem baseada na reflexão sobre a experiência em projetos e solução de problemas e em timing. A metodologia reúne ainda o ensino dirigido e por pesquisa, estudos de caso, gameficação e peer instruction (instrução entre pares).
A sala de aula funciona no modelo invertido, no qual, antes das aulas, o aluno prepara-se sobre o tema. Durante os encontros, o estudante pratica os conceitos aprendidos. Após as aulas, ele revisa o conteúdo e estende seu aprendizado.
“Os conteúdos são disponibilizados em vídeo, áudio, pdfs e vários outros recursos que facilitam a aprendizagem. Além disso, ainda contamos com a disponibilidade de professores em encontros presenciais e de aulas práticas para o esclarecimento de nossas dúvidas. Isso possibilita um maior envolvimento com o curso”, explica o servidor público e estudante do curso de engenharia mecatrônica da Unicesumar Fortaleza, Esmaily Peixoto.
No início de cada disciplina, o aluno conhece a sua trilha de aprendizagem, visualizando onde está e onde vai chegar. Trata-se de um mapa mental que ajuda a orientar as dez semanas de estudos. De acordo com Adriano Albano, gestor do polo Fortaleza, o modelo de ensino voltado para os cursos de engenharia adotado pela Unicesumar foi desenvolvido ao longo dos últimos dois anos e nasceu da troca de experiências entre professores renomados de todo o Brasil (USP, ITA, IME, UFMG, entre outras instituições) e de outros países, como os EUA. “Esta é a grande aposta para o futuro das profissões. Agora, estamos com as matrículas abertas para a terceira turma para iniciar as aulas em julho. Se a procura aumentar pode haver uma nova turma já no segundo semestre”, conta Albano.
Sobre a Unicesumar
A instituição chegou ao Ceará em novembro de 2017 e já conta com mais de 500 alunos. Idealizada em 1990 para oferecer ensino de qualidade, a Unicesumar vem ampliando sua estrutura física e aperfeiçoando a qualidade no atendimento. A instituição iniciou suas atividades em educação a distância em 2006 e agora, em 2018, já possui uma estrutura com mais de 120 mil alunos, cerca de dois mil funcionários e mais de 800 professores, sendo 80% do corpo docente formado por mestres e/ou doutores.
A Unicesumar obteve nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) pelo sétimo ano consecutivo, em uma escala de avaliação de 1 a 5. No ranking dos 149 melhores centros universitários públicos e privados do Brasil, a universidade está na 7ª posição. Ela também está entre as 10 maiores instituições de ensino privadas do país. Recentemente, ganhou o prêmio de melhor instituição de ensino superior do mundo em relacionamento com o aluno, concorrendo com 1.100 instituições de 31 países.
Fortaleza foi uma das primeiras cidades brasileiras a receber a metodologia diferenciada da Unicesumar. A instituição inovou e lançou o curso em Engenharias EAD. A iniciativa já é apontada por especialistas como uma das maiores inovações do ensino superior no país.
Para saber tudo sobre os cursos da Unicesumar e fazer a sua matrícula acesse o site www.unicesumar.edu.br