O Extra encerra o ano de 2015 com a reforma de 62 lojas, sendo 35 Hipermercados e 27 Supermercados. O projeto, iniciado em maio desse ano, traz um novo conceito de loja com a adequação de serviços e sortimento; melhora no circuito de compra; e precificação com maior foco em reforçar a política de competitividade da rede. Além dessas mudanças, as lojas reforçaram o quadro de colaboradores e a capacitação das equipes.
Entre as áreas com melhor desempenho dentro do novo conceito, estão a seção de açougue e FLV (frutas, legumes e verduras). Já no setor de não alimentar, os smartphones se destacaram devido ao projeto Extra Mobile, implementado em todos os hipermercados reformados. O espaço para venda de celulares traz uma exposição diferenciada, com consultores, além da comercialização de planos das principais operadoras do país, juntamente com a de aparelhos. Nas lojas reformadas, a venda de smartphones cresceu 20% do início do projeto até novembro, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
A rede oferece em seu novo conceito de loja, uma área de vendas totalmente reformulada, com destaque para os produtos alimentícios, e com grande agressividade nas ações focadas na competitividade, principalmente para os itens da cesta básica. As mudanças no sortimento foram realizadas após análise do perfil do cliente da rede e também de estudos do comportamento de compra dos clientes Clube Extra. Além de uma comunicação visual mais clara e assertiva incluindo a visualização das ofertas e preços, as lojas reformadas tem layout mais moderno e padronizado.
“A diretriz do programa de modernização das lojas está ancorada em um amplo estudo do consumidor e nas suas expectativas de consumo. Percebemos que há demandas específicas, que podem ser atendidas com modelos diferentes de lojas, além de variações regionais, o que irá permitir ao Extra entregar uma melhor experiência de compra aos clientes”, completa Laurent Cadillat, Diretor Executivo do Extra.
Em 2016, o plano de reformas continuará e a expectativa é que, até o final do ano, as renovações atinjam lojas que representam entre 50 a 60% das vendas da rede. Até o momento, as unidades do Extra já reformadas tem apresentado aumento de 10% nas vendas, quando comparadas a lojas não reformadas, em um volume que representa 25% das vendas da bandeira hoje.
MUDANÇAS
Confira algumas das principais mudanças anunciadas no programa de modernização das lojas Extra:
- Ampliação da largura dos corredores –facilita a circulação do cliente dentro da loja, deixando a experiência de compra mais prazerosa.
- Novo layout com um circuito de compras mais simples, fácil e ágil para o cliente –as categorias são comunicadas de forma clara, com isso o consumidor já sabe para onde deve seguir assim que chega à loja. Os produtos estarão agrupados por solução, permitindo uma compra mais rápida.
- Balcão com prestação de serviços– os clientes poderão realizar pedidos específicos, de um presunto fatiado mais fino, até um corte diferenciado de peixe. A facilidade do autosserviço continua sendo oferecida nas lojas.
- Novo conceito de Frutas, Verduras e Legumes –com mobiliário renovado e comunicação simplificada, a experiência de compra de produtos frescos se torna um dos principais diferenciais do Extra perante o mercado.
- Paredão de Ofertas –situado no corredor de entrada da loja, expõe produtos com preços agressivos, agrupados conforme a relevância do perfil de clientes da loja.
- Comunicação Visual e de Preço –simplificada, oferecendo um visual mais leve para a loja, além de garantir a correta identificação dos preços e das dinâmicas comerciais.
- Extra Mobile– espaço para venda exclusiva de aparelhos e serviços de telefonia móvel, incluindo planos das principais operadoras do país. O cliente pode comprar o seu aparelho, além de pesquisar e contratar o plano da operadora que melhor atende as suas necessidades.
- Venda de Colchão –área de exposição e venda de camas e colchões, com um sortimento de produtos completo.
- postado por Oswaldo Scaliotti