Projeto Izza e Orquestras Brasileiras realizará concerto aberto ao público, com a participação da Orquestra Jacques Klein e da Camerata Cordas Cearenses
A cantora Izza, junto com maestro Gilmar Iria, estará em Fortaleza para realizar Residência Artística no Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), entre os dias 24 e 27 de julho, na Casa de José de Alencar, em Messejana. Os alunos da instituição terão contato com a artista cujo trabalho faz referência a vida em metrópoles, com suas urgências, solidão e amores efêmeros. O último dia do evento (27) reserva concerto gratuito no Colégio 7 de Setembro, na Aldeota, às 20 horas.
A Residência Artística ocorre para manter alunos e equipe de professores IBLF atualizados com o mercado de trabalho, além de incentivar a música nacional, fomentando e valorizando novas composições e artistas brasileiros. A cantora Izza estabelece diálogo sensível entre a MPB e a música indie, realizando concertos com diversas orquestras pelo País. A cearense, radicada em Belo Horizonte, já realizou apresentações em cidades mineiras e cearenses com o projeto “Izza e Orquestras Brasileiras”.
O maestro Gilmar Iria abordará em oficina, estratégias para elaboração de arranjos didáticos, trabalhando técnicas direcionadas criação de estruturas musicais, para que possam motivar alunos iniciantes no processo de aprendizagem. Sob sua regência, o concerto de encerramento terá a participação da Orquestra Jacques Klein e da Camerata Cordas Cearenses, grupos de alunos de referência do Instituto.
A apresentação é aberta ao público e acontece com patrocínio da Enel Brasil, Gera Maranhão, Isofarm, 3 Corações, Eletra Energy e Dass. Contando com apoio do Escritório Clóvis Mapurunga, Slogan, Neorubber, Democrata, Calçados Senador Pompeu, Marquise, Ecofor, Vicunha, Hapvida, Ibyte, Tuboarte e Cialne.
Programa de Música Jacques Klein
O Programa de Música Jacques Klein, braço artístico do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), realiza formação musical de excelência para 450 crianças, adolescentes e jovens, entre sete e 20 anos, em bairros de alta vulnerabilidade e risco social de Fortaleza. Trabalhando desde a infância o desenvolvimento cognitivo e a apreciação pela música, o Programa oferta cursos gratuitos de canto coral, contrabaixo, iniciação musical, piano, viola, violão, violino e violoncelo.
Suas atividades também são apresentadas em projetos de concertos em escolas e espaços públicos, residências artísticas, intercâmbios com outras instituições e seminários. Criado em 2012, o Programa Jacques Klein tem quatro grupos de referência, os quais realizam apresentações dentro e fora Ceará. São eles: a Camerata Cordas Cearenses, o Coral Vozes de Iracema, o Grupo Conversa das Teclas e a Orquestra Jacques Klein.
O Programa tem núcleos de ensino na sede do IBLF, no Conjunto Jardim União II, no bairro Passaré, e na Casa de José de Alencar, no bairro Messejana. Duas outras localidades também recebem as atividades: Fundação Carlos Pinheiro, no bairro Henrique Jorge, e Escola José Carvalho, em Messejana. Neste último através do Projeto Musicalizando.
Serviço:
Residência artística com Izza e Orquestras Brasileiras
Quando: Dias 24 e 27 de julho.
Onde: Casa de José de Alencar: Avenida Washington Soares, 6055, Messejana
Concerto
Quando: Dia 27 de julho
Onde: Colégio de 7 Setembro: rua Henriqueta Galeno, 1011, Aldeota
Gratuito e aberto ao público