Ceará Fashion Trade recebeu cerca de 500 compradores de 24 estados e três países
A terceira edição da Ceará Fashion Trade, realizada no início de agosto, no Centro de Eventos Ceará, superou a expectativa inicial de gerar cerca de R$ 15 milhões em negócios e alcançou R$ 25 milhões entre negócios realizados e prospectados.
Para Roberta Cavalcante, diretora da Ikone Eventos, promotora da CFT 2018, a promoção de eventos é uma ferramenta poderosa quando se busca visibilidade para um segmento. “O modelo de negócios da CFT foi planejado cuidadosamente para mostrar a moda produzida no Ceará com o que ela tem de melhor: qualidade, competitividade e inovação”, destaca.
Para a executiva, trabalhar um projeto marcado pela ampla segmentação como o da moda, exige, além de tudo, uma dose generosa de planejamento, criatividade e empenho. “Essa é a nossa marca. Unir isso à força institucional mostrada pela união dos realizadores da CFT, Sindroupas, Sinditêxtil e Sindconfecções, é o caminho para seguir adiante”, sinaliza.
Essa união também é destaca pelo presidente do Sindroupas, Lélio Matias. “A CFT nasceu da união do setor e a cada edição os laços se estreitam e se fortalecem. Esta sinergia proporciona a troca de expertises oferecendo oportunidades diferenciadas ao mercado”, descreve.
Matias ainda reitera que realizar uma feira com projeção nacional e internacional é essencial para aumentar a competitividade e reposicionar o Ceará nesses mercados. “A presidência da Fiec segue firme ao lado dos seus sindicatos industriais da moda no suporte a essa ousada iniciativa”, declara o titular do Sindroupas.
O presidente do Sindconfecções, Elano Guilherme também afirma “sabemos dos desafios, mas estamos plantando um novo momento no setor, no qual o foco é dar visibilidade à moda cearense, atraindo novamente o interesse dos compradores. Estamos desenvolvendo novas estratégias voltadas à venda”.
Nesta terceira edição da CFT, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) foi protagonista, ao lado do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na apresentação do evento, realizado pelo Sindconfecções-CE, Sinditêxtil-CE e do Sindroupas-CE. A CFT 2018 cresceu 35%, se comparada a edição passada, principalmente no setor de moda íntima. Houve aumento, ainda, na participação das micro e pequenas empresas apoiadas pelo Sebrae-CE.
Foram 100 marcas participantes, de pequeno, médio e grande porte, distribuídas em 4.500m2 de feira. Entre os expositores presentes confeccionistas com atuação comercial por meio de atacado a pedido futuro, de pronta entrega e private label; indústria têxtil, de serviços e de acessórios para vestuário. Elas compreendem as categorias íntima, praia, fitness, feminina, masculina, infantil, jeans e surf, além de bolsas e calçados; têxtil e aviamentos; e, ainda, fornecedores e transportadora.
Compradores
Estiveram no evento aproximadamente 3.300 pessoas e entre os compradores nacionais, além do Ceará, mais 23 estados. Em relação aos internacionais marcaram presença clientes da Itália, República Dominicana e Colômbia.
Diferenciais
Além da feira, a CFT 2018 promoveu desfiles técnicos com produtos das marcas expositores e o CFT Buzz, com prestigiada agenda de palestras e painéis que estimularam discussões para aprimorar o conhecimento de toda cadeia têxtil, com foco na mudança estratégica de rumos para alinhar uma indústria tradicional às novas tecnologias. Entre as pautas temas como inovação e sustentabilidade.
A feira também recebeu ilhas digitais com conteúdo das startups por meio de pitchs e a presença de alguns desses inovadores que trocaram ideias diretamente com os visitantes e os expositores. A iniciativa teve curadoria da gestora dos Projetos de Moda e Startups do Sebrae-CE, Marília Diniz.
Dados CE
Segundo informações levantadas pelo Núcleo de Economia/Fiec, a partir de dados do MTE e IBGE, o setor do vestuário cearense emprega 43.345 pessoas, o que representa 7,1% da mão de obra nacional e, 14,1% em relação a participação na indústria local. No total são 2.560 empresas, sendooito de grande porte, 53 médio, 313 pequeno e 2.186 micro. Assim, o Ceará ocupa a quinta colocação nacional com faturamento líquido de R$ 2.811,6 milhões.
No setor têxtil, o Estado também ocupa a quinta colocação no Brasil com um faturamento líquido de R$ 1.941,3 milhões, empregando 12.973 pessoas, em 267 estabelecimentos. Destes 220 são micro, 28 de pequeno, 11 médio e oito de grande porte.
De acordo com dados levantados pelo IEMI/Rais, apenas o mercado de
moda íntima cearense dispõe de 269 unidades produtoras, com participação de 10,6% no Brasil, o que torna o Estado o segundo maior produtor do setor, atrás apenas do Rio de Janeiro, que tem produção de 24% do total nacional.
No Ceará, são produzidas 97milhões e 750 mil peças por ano com geraçãomde 28.854 empregos.
CFT 2018 em números
3 dias de feira
100 marcas expositoras
3.300 visitantes com compradores nacionais e internacionais
25 milhões de reais em negócios gerados e prospectados
Apresentação: Sistema Fiec e Sebrae-CE
Realização: Sindconfecções, Sinditêxtil e Sindroupas
Promoção: Ikone Eventos
Parceiros: Senai/CE
Apoio: Fecomércio-CE, Senac-CE e Banco do Nordeste
Chancelas:
Abit
Dragão Festival
FCDL Ceará
CDL Fortaleza
CDL Maracanaú
CDL Crato
CDL Ipu
CDL Iguatu
CDL Porto Velho
CDL Agrestina
CDL Florianópolis
CORE/CE
CORE/SE
Sindilojas
Sincom