O Artista Narcélio Grud pintou a primeira vaquinha na manhã de hoje, 9, na coletiva de lançamento do evento
Artistas cearenses vão criar 55 versões das vaquinhas coloridas que serão espalhadas pela capital cearense
Considerado um dos maiores eventos contemporâneos de exposição de arte ao céu aberto do mundo, a CowParade Brasil comemora mais de uma década de atuação e chega a Fortaleza no segundo semestre de 2018. A partir do dia 9 de novembro, toda a beleza das vaquinhas coloridas que, ao longo dos últimos anos, percorreram o mundo, vão invadir as ruas da capital cearense, despertando ainda mais o fascínio pela arte urbana e levantando recursos para projetos sociais. O evento é uma iniciativa da Toptrends, que detém os direitos de licenciamento da CowParade no Brasil.
Patrocinada pela rede de farmácias Extrafarma, com apoio da Prefeitura de Fortaleza através da Secretaria de Turismo, a 12ª CowParade Brasil vai expor em Fortaleza 55 vacas em tamanho real, feitas em fibra de vidro, que serão criadas por artistas cearenses e distribuídas em locais públicos e estratégicos da Cidade, inclusive em frente às farmácias da rede.
O diretor superintendente da Extrafarma, Rodrigo Pizzinatto, comemora a chegada do evento e Fortaleza. “É com muita satisfação que trazemos o evento para a cidade. O patrocínio à CowParade é uma das formas que encontramos para retribuir os anos de receptividade dos cearenses com nossa rede, patrocinando um evento democrático que alia cultura e responsabilidade social”, ressaltou.
“O evento é uma maneira de valorização de artistas e das manifestações populares da região que o sedia. Fortaleza tem grande representatividade para a cultura nacional e para nossa empresa”, disse Rodrigo Pizzinatto.
Seleção de artistas locais
Pintores, escultores, grafiteiros, artesãos, arquitetos, designers e outras pessoas criativas e artísticas podem apresentar um projeto para a seleção, desde amadores e desconhecidos até profissionais e famosos. As obras serão selecionadas por um comitê no mês de setembro, obedecendo critérios que vão da criatividade e ineditismo do projeto até a viabilidade de sua execução e conformidade com o regulamento – disponível no site www.cowparade.com.br. Cada artista poderá enviar até dois desenhos para avaliação a partir do dia 15 de agosto. Os resultados serão divulgados a partir do dia 19 de setembro, quando os eleitos serão comunicados e os trabalhos escolhidos começarão a ser produzidos.
Para mais informações e para ficar por dentro de todas as condições do regulamento e preencher o formulário de inscrição online, basta acessar o site oficial do evento: www.cowparade.com.br.
Caráter beneficente
Além de expor a beleza e exuberância das obras, a exposição também visa promover a responsabilidade social. Ao final de cada edição, as peças são leiloadas e o valor arrecadado é destinado para instituições beneficentes. No Brasil, o projeto já arrecadou e doou mais de R$ 6 milhões para ações de responsabilidade social. Ao redor do mundo, mais de 10.000 artistas já participaram da CowParade e estima-se que mais de 500 milhões de pessoas tenham visto uma das esculturas. No total, mais de US$ 35 milhões foram levantados para entidades beneficentes através do leilão das peças.
História de sucesso
A CowParade surgiu em 1998, quando o artista suíço, Pascal Knapp criou diversas esculturas em formato de vaca com a intenção de provocar o riso. Em 2000, os direitos das esculturas de Knapp foram comprados pelo americano Jerry Elbaum que fundou a CowParade Holding Inc. Desde então, foram criadas mais de 5 mil esculturas de vacas em todos os continentes. No Brasil, o evento é idealizado pela Toptrends, empresa brasileira criada, em 2004, com a missão de democratizar a arte e a cultura através de projetos especiais.
Sobre a Toptrends
A Toptrends é uma empresa referência em realizar projetos de arte de rua através de diversas exposições itinerantes. Detentora do licenciamento da CowParade Holding e dos direitos de realizar a versão brasileira do maior evento de arte de rua do mundo, a Toptrends tem conquistado o mercado brasileiro com sua expertise no desenvolvimento de projetos de marketing cultural. Desde 2004, já realizou 11 edições da CowParade em todo o Brasil.
Também produziu diversas exposições itinerantes pelo país como a Rinomania, uma exposição de rinocerontes decorados em comemoração aos 60 anos da Duratex; a Call Parade, que transformou 100 telefones públicos da capital paulista num suporte original para obras de arte a pedido da Telefônica/Vivo; a Big Heart Parade, que reuniu 78 corações customizados por arquitetos renomados da CASACOR 2013; e a Mônica Parade, que homenageou, em 2014, os 50 anos da personagem, levando 50 esculturas às ruas de São Paulo, fruto de uma parceria entre a editora Panini e a Maurício de Sousa Produções e vários outros projetos.
Sobre a Extrafarma
Fundada há 58 anos, a Extrafarma atua com pioneirismo nos mercados de atacado e de varejo farmacêutico do Brasil. Com mais de 400 lojas e mais de 7 mil colaboradores diretos, a rede conta com mais de 6 milhões de clientes cadastrados no seu programa de fidelidade, o Clube Extrafarma. Em 2014, a empresa passou a fazer parte do Ultra, companhia multinegócios da qual fazem parte também Ipiranga, Ultragaz, Ultracargo e Oxiteno.