Unifor inscreve para MBA em Gestão Ambiental na Cadeia Produtiva; Especialistas nesta área são inseridos em empreendimentos e modelos de negócio inovadores como ferramenta lucrativa.
A Universidade de Fortaleza está com inscrições abertas para o MBA em Gestão Ambiental na Cadeia Produtiva. As vagas são limitadas.
Pensar no desenvolvimento econômico sem esquecer os aspectos ambientais do setor produtivo, minimizando os impactos ambientais e os custos oriundos da produção com uma gestão eficiente. Esse é o principal objetivo do curso da Unifor. Podem se inscrever Profissionais graduados nas áreas de Engenharia, Arquitetura, Administração, Contabilidade, Biologia, Geologia, Geografia, Química, Agronomia, Direito e outros envolvidos com os aspectos da gestão socioambiental ou que estejam interessados na área de Meio Ambiente.
Ao final do curso o aluno será capaz de compreender as principais diretrizes legais e socioambientais no contexto produtivo, permitindo entender e aplicar os diversos tipos de ferramentas, equipamentos, procedimentos, processos, limites operacionais e tecnologias atuais.
Vale ressaltar que o curso oferece uma infraestrutura diferenciada, com salas de aula que foram estruturadas no formato de arena e com mesas redondas, dentro do mesmo padrão das universidades de Harvard e Stanford, de modo a proporcionar a melhor experiência de aprendizado.
De acordo com Suellen Galvão, coordenadora do MBA em Gestão Ambiental na Cadeia Produtiva da Unifor, o curso está estruturado de modo a atender as demandas futuras e atuais do setor produtivo. “Cada vez mais em ascensão, o setor produtivo no Ceará comunga de modelos de gestão mais modernos que buscam aliar inovação ao desenvolvimento socioambiental das corporações através de práticas e tecnologias sustentáveis.
“A perenidade das empresas passa por aspectos como responsabilidade socioambiental, compliance, inovação dos processos, práticas colaborativas e mudança de paradigmas. E a mudança de paradigma sobre Gestão Ambiental no setor produtivo é um fator chave para sua sustentabilidade. O empresário precisa aprender sobre as inúmeras possibilidades de gerir melhor seus processos através da gestão ambiental e não vê-la mais somente como custo”, relata Suellen.
“Por oferecer uma forte base conceitual e atuação prática, o curso vem suprir a demanda de empresas que desejam aplicar gestão ambiental, mas não sabem por onde começar e/ou consideram um setor desnecessário ou caro a ser implantado. E é essa a importância desse profissional: contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor produtivo”, complementa a coordenadora.
Políticas Ambientais
Já a coordenadora de Políticas Ambientais da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma), Edilene Oliveira, enfatizam que as organizações, cada vez mais, precisam da implementação de Sistemas de Gestão Ambiental -SGA que promovem processos e práticas de sustentabilidade, observando a legislação e normas técnicas específicas.
“Essas ações colaboram com o meio ambiente e ajudam na racionalização de recursos naturais e financeiros, no fortalecimento da marca, quer seja pública ou privada, além dessas práticas envolverem os colaboradores para sensibilização ambiental, dentro e fora dos espaços de trabalho.
Os profissionais da gestão ambiental são responsáveis por ações de recuperação da biodiversidade e programas que revertam a degradação do meio ambiente. Na esfera pública são responsáveis por elaborar e implementar políticas que promovam o gerenciamento das questões ambientais nas áreas de planejamento, certificação, sustentabilidade e educação ambiental”, diz.
Serviço
Inscrições: podem ser feitas até o dia 5 de Outubro (data de início das disciplinas específicas).
Período do curso
Agosto/2018 a Maio/2020
Saiba mais em https://www.unifor.br/web/pos-graduacao/planejamento-e-gest%C3%A3o-ambiental-na-cadeia-produtiva