A Oi inicia o ano de 2016 com uma mudança estratégica na sua estrutura organizacional, com o objetivo de acelerar o processo de transformação do negócio da companhia, iniciado no ano passado com um rigoroso corte de custos. Foi criada uma nova área – Estratégia e Transformação do Negócio -, que terá entre os projetos prioritários a digitalização de todos os processos da companhia, iniciativa inédita entre as empresas de telecom no país. Essa nova diretoria faz parte do plano estratégico de longo prazo da Oi, desenvolvido para o período de 2016 a 2018. Além da digitalização, a área terá como diretrizes a expansão da convergência de produtos e serviços, o controle de custos e o fortalecimento da cultura da empresa, focada no cliente externo e interno.
Dentro do pilar da digitalização, a companhia prevê uma automação dos processos em toda a cadeia de entrega, que trará aumento de produtividade, redução de custos, melhoria da qualidade e uma mudança no modo de se relacionar com os clientes, que passará a ser totalmente digital, melhorando a experiência do usuário dos serviços da Oi. Liderada por Maurício Vergani, anteriormente diretor da Unidade de Negócios do B2B da Oi, a área deverá reunir as equipes de RH, Comunicação Corporativa, Comunicação de Marketing, Estratégia e Novos Negócios, Relacionamento Digital e Escritório de Transformação.
“Este é o projeto mais importante da companhia dentro do plano estratégico 2016-2018 que tem como objetivo impulsionar a transformação do negócio e entregar resultados operacionais e comerciais. Queremos elevar a companhia para um novo patamar de excelência, após trabalhar no ano de 2015 com rigoroso controle de custos”, afirma Vergani.
Para a Oi atingir seus objetivos de mercado, a meta é promover uma revolução digital na companhia, totalmente inovadora e disruptiva no setor, que vai impactar os processos de negócio e no relacionamento com os clientes através da digitalização de todas as interações com a empresa em qualquer dispositivo conectado. Recentemente, a companhia digitalizou toda a cadeia do segmento empresarial com o lançamento do aplicativo de relacionamento para PMEs. Por meio do canal digital exclusivo, as PMEs podem comprar serviços, fazer upgrade de planos e abrir solicitações com gestão direta do tratamento da sua demanda com mais autonomia e praticidade, usando apenas um smartphone.
“Queremos expandir o processo de digitalização para todas as frentes da companhia”, ressalta Vergani, lembrando que para isso será preciso um engajamento das pessoas que serão as propulsoras dessa mudança. “A Oi é uma empresa antenada aos interesses dos clientes e busca cada vez mais simplificar e agilizar a interface com seus clientes”, afirma.
Dentro do plano de transformação do negócio, a Oi conseguiu fechar o período de janeiro a setembro de 2015 com custos e despesas operacionais com queda de 7,5% na comparação com o ano anterior ( operações brasileiras). Como resultado do foco contínuo na eficiência dos custos e na rentabilização da base de clientes, o EBTIDA de rotina das operações brasileiras atingiu R$ 1,7 bilhão no terceiro trimestre, com aumento de 10,6% em relação ao ano anterior.
Sobre a Oi
A Oi, empresa pioneira na prestação de serviços convergentes no país, oferece transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, banda larga, TV por assinatura e a maior rede wi-fi do Brasil. A companhia está presente em todo o território nacional e é a empresa que tem a maior capilaridade de rede do Brasil, chegando às áreas remotas do país e promovendo a inclusão digital da população. Além de serviços de telecomunicações para os mercados varejo e corporativo, a Oi oferece soluções de TI inovadoras, hospedadas em plataforma de computação em nuvem, para empresas de todos os portes.
Em setembro de 2015, a empresa possuía, no Brasil, cerca de 72 milhões de Unidades Geradoras de Receitas (UGRs), das quais cerca de 47 milhões estavam no segmento Móvel Pessoal, 17 milhões no segmento Residencial e 8 milhões no segmento B2B (grandes corporações e PMEs). Atualmente, a Oi ainda conta com mais de 1 milhão de hotspots da rede Oi WiFi em todo o Brasil.
A companhia integra pelo quinto ano consecutivo, a carteira do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da BM&F Bovespa e, desde 2013, faz parte da carteira do índice Dow Jones Sustainability Index, na categoria Mercados Emergentes.
A Oi, por meio de seu instituto de responsabilidade social, o Oi Futuro, apoia projetos nas áreas de educação, sustentabilidade, esporte e cultura, através de leis de incentivo, com o intuito de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. A Oi é uma das maiores patrocinadoras da cultura no país e busca gerar oportunidades para projetos de todas as regiões do Brasil.
- postado por Oswaldo Scaliotti