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Home Economia e Negócios Mercado

Endividamento sobe, mas qualidade do crédito melhora

by Oswaldo Scaliotti
19 de janeiro de 2016
in Mercado
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Neste mês de Janeiro, a Pesquisa sobre Endividamento do Consumidor de Fortaleza, divulgada pela Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE),  mostra que 72,1% dos consumidores da capital cearense possuem algum tipo de dívida. O resultado veio 1,5 pontos percentuais acima do indicador do último mês de dezembro (70,6%), confirmando um aumento do endividamento.

A pesquisa, entretanto, também mostra uma melhoria nos indicadores de contas em atraso (22,3%) e queda na proporção da renda comprometida com o pagamento de dívidas (33,9%), indicadores da melhoria da qualidade do crédito.

 

A proporção dos consumidores com contas ou dívidas em atraso teve redução de 0,3 pontos percentuais, indo de 22,6%, em dezembro, para 22,3% neste mês.  Os problemas financeiros afetam mais os homens (22,4% afirmam possuir contas em atraso), os consumidores do grupo com idade entre 18 e 24 anos (24,1%) e do estrato com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos (23,1%).

O tempo médio de atraso é de 73 dias e a principal justificativa para o não pagamento das dívidas é o desequilíbrio financeiro – a diferença entre a renda e os gastos correntes – citado por 63,7% dos consumidores. O segundo motivo mais citado é o adiamento, por conta do uso dos recursos em outras finalidades, com 28,3%, seguido da contestação da dívida (8,2%).

 

Comprometimento de Renda

Em Fortaleza, 72,1% dos consumidores possuem algum tipo de dívida. Os instrumentos de crédito mais utilizados pelos consumidores são: (a) cartões de crédito, citados por 76,1% dos entrevistados; (b) o financiamento bancário (veículos, imóveis etc.), com 15,3%; (c) os carnês e crediários (10,8%); e (d) os empréstimos pessoais, com 8,0%.

O consumidor utilizou o crédito para a compra de:

  • Itens de alimentação (53,1% das respostas);
  • Artigos de vestuário (39,8%);
  • Eletroeletrônicos (33,6%); e
  • Realização de despesas de educação e saúde (25,6%).

O consumidor vem apresentando dificuldades no gerenciamento de suas dívidas desde o final de 2014, quando os estímulos ao consumo foram reduzidos. Além disso, o peso dos itens de alimentação nas contas a prazo indica dificuldades no controle do orçamento doméstico, nos últimos meses.

O valor médio das dívidas é estimado em R$ 1.340 e prazo médio de sete meses, comprometendo 33,9% da renda familiar dos consumidores com o seu pagamento.

Inadimplência potencial

A taxa de inadimplência potencial, ou seja, a proporção de consumidores que não terão condições financeiras para honrar seus compromissos, teve aumento de 0,7 pontos percentuais, passando de 6,8%, em dezembro, para 7,5%, neste mês.

A manutenção de um percentual elevado da renda comprometida com o pagamento de dívidas e o aumento do custo de vida contribui para o crescimento da inadimplência potencial, mas a maioria dos consumidores parece estar conseguindo administrar a qualidade do crédito.

O perfil do consumidor inadimplente mostra preponderância do grupo de consumidores do sexo feminino (8,4%), com idade acima dos 35 anos (8,8%) e renda familiar abaixo de cinco salários mínimos (7,8%).

 

Orçamento familiar

A Pesquisa de Endividamento também revela que 78,9% dos consumidores de Fortaleza afirmam fazer orçamento mensal e acompanhamento eficaz dos seus gastos e rendimentos, o que contribui para um melhor controle dos níveis de endividamento. 8,8% relataram que fazem orçamento dos rendimentos, mas sem controle eficaz dos gastos e 12,3% dos entrevistados informaram não possuir orçamento e tampouco controle dos gastos.

A falta de planejamento orçamentário é um problema crítico para o controle do endividamento, estando sempre entre um dos principais motivos para o atraso ou inadimplência. Dos fatores que os consumidores consideram que mais contribuem para esse problema, listam-se:

 

  • A falta de orçamento e controle dos gastos, com 33,3%;
  • As compras por impulso, sem necessidade ou além do necessário, com 28,8%;
  • Gastos imprevistos, com 18,4%;
  • O aumento dos gastos considerados essenciais, com 16,3%;
  • Compras antecipadas, com 15,8%; e
  • Facilidade do crédito para compras a prazo, com 9,2%.

 

 

Saiba mais

A pesquisa é realizada mensalmente e tem como objetivo indicar a capacidade de endividamento do consumidor de Fortaleza, visando conhecer o comprometimento financeiro desse, em relação ao comércio local.

Auxilia os empresários a planejarem estratégias de vendas, analisarem situações de risco, entre outras oportunidades. Quatro indicadores distintos são verificados nessa pesquisa: Taxa de Consumidores com Contas ou Dívidas em Atrasos; Taxa de Comprometimento da Renda do Consumidor; Taxa de Inadimplência em Potencial e Planejamento Financeiro e Orçamento Familiar. Mensalmente, cerca de mil consumidores da região metropolitana de Fortaleza são entrevistados pelo IPDC para a realização desta pesquisa.

  • postado por Oswaldo Scaliotti
Tags: 2016divulgada pela Federação do Comércio do Estado do CearáFecomércio-CEInveste CEjaneiroOswaldo ScaliottiPesquisa sobre Endividamento do Consumidor de FortalezaSistema JangadeiroTribuna do CearáUol
Oswaldo Scaliotti

Oswaldo Scaliotti

Oswaldo Scaliotti é jornalista formado pela UFC, MBA em Informações Econômicas e Financeiras pela FIA/BM&FBovespa e especialista em Assessoria em Comunicação pela Unifor. Foi eleito por duas vezes Melhor Profissional de Imprensa pela Apimec do Nordeste, tendo ainda conquistado vários prêmios jornalísticos nacionais, como Imprensa de Educação ao Investidor da BM&FBovespa, Prêmio BNB de Jornalismo e CDL de Jornalismo. Desde 2002, atua nos maiores jornais impressos e portais de notícias do Ceará. Contato: osnjornalista@gmail.com

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