Subcategoria da OLX registra aumento no total de itens seminovos e usados vendidos, na comparação do 1º para o 2º trimestre de 2018
O Brasil vive uma nova realidade no mercado de trabalho. Segundo o IBGE, dos 91,2 milhões de ocupados no segundo trimestre de 2018, cerca de 37 milhões estão no mercado informal. Nesse período, 276 mil pessoas passaram a trabalhar sem carteira assinada enquanto 113 mil começaram a trabalhar por conta própria. Com mais trabalhadores liberais no País, aumentou a demanda por produtos voltados para os serviços que são prestados em atividades autônomas. Na OLX, por exemplo, as vendas da subcategoria Trailers e Carrinhos Comerciais cresceram 42% no segundo trimestre de 2018, em relação aos primeiros três meses do mesmo ano.
Além disso, outras métricas da plataforma reforçam esse interesse dos usuários em itens da subcategoria Trailers e Carrinhos Comerciais – a quantidade de usuários interessados em fechar negócio e que entraram em contato com os vendedores por chat, telefone ou e-mail cresceu 50% e o número de novos anúncios inseridos nessa categoria teve alta de 30% no segundo trimestre de 2018, em relação ao primeiro.
Nesse panorama de aumento no número de profissionais autônomos, há quem tenha sido motivado pela flexibilidade de local e horário de trabalho, além da possibilidade de ser seu próprio patrão. Tais vantagens atraíram o campo-grandense Elias Trindade, que há 10 anos trabalha como profissional autônomo. “Eu sempre gostei do comércio, é uma boa área para se trabalhar. Antigamente, atuava nesse segmento sob o regime da CLT, era funcionário e não patrão. Hoje em dia, não dependo de ninguém para nada e só eu mando no meu próprio trabalho. Há três anos compro itens na subcategoria Trailers e Carrinhos Comerciais, reformo todos e depois coloco à venda novamente pela plataforma”, explica.
Já o recifense Leonardo Ribeiro aluga seus dois trailers comerciais por meio da OLX para outros profissionais autônomos. “Eu sou um profissional autônomo e há um ano trabalho com aluguel de trailers comerciais. Recebo contato de muitos profissionais que também são autônomos e se interessam pelos trailers como uma nova forma de trabalhar e gerar renda. Para mim, é uma maneira de garantir meu salário e pagar a minha faculdade”, comenta Leonardo.
10 itens mais buscados na subcategoria Trailers e Carrinhos Comerciais (no 2º trimestre de 2018)
1. Trailer
2. Food truck
3. Carretinha
4. Container
5. Reboque
6. Freezer
7. Kombi
8. Lanchonete
9. Barraca
10. Motorhome
OLX Brasil
A OLX estimula uma cultura de consumo consciente, conectando pessoas para que elas possam comprar e vender de forma fácil e rápida. A empresa é líder no mercado de compra e venda online no Brasil, incluindo uma sólida atuação em Autos e Imóveis. Com meio milhão de anúncios todos os dias e uma média de 2 milhões de vendas por mês – cerca de 50 por minuto –, a OLX é uma das empresas de tecnologia que mais crescem no Brasil.
Presente no país desde 2010, hoje a OLX conta com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro e tem um time de quase 600 profissionais. Nos últimos anos, a OLX investiu e lançou no mercado plataformas especialistas e verticalizadas para anunciantes profissionais de imóveis e autos – em 2017, a empresa lançou o Storia Imóveis e, em 2018, trouxe ao mercado o Autoshift.
A OLX Brasil é fruto de uma parceria entre os dois maiores grupos de mídia e investimento em marketplaces do mundo: o sul-africano Naspers e o grupo norueguês Schibsted.
LinkedIn: OLX Brasil
Facebook: OLX Brasil
Twitter: @OLX_Brasil
Instagram: olxbrasil