“Imagens que Ardem” é a primeira exposição itinerante do MFF e já passou pela ESMEC
Seguindo a programação de exposição, a mostra “Imagens que Ardem” agora é inaugurada no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará – TJCE, após exibição na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará – ESMEC. Está é a primeira exposição itinerante do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) e traz fotos icônicas da Coleção Paula e Silvio Frota, que registram o período da ditadura militar. A abertura será dia 19 de outubro, às 11h, e fica aberta para visitação durante um mês. Em seguida, será encerrarada no Fórum Clóvis Beviláqua.
São 50 fotografias feitas por Evandro Teixeira, Juca Martins e Orlando Brito, que contam fatos marcantes do período da política brasileira, compreendido entre os anos 1964 e 1985, em que os militares governaram o país.
A mostra tem curadoria do fotógrafo Silas de Paula, membro do Conselho Curador do Museu. Para ele, os registros são uma descrição aguda e pessoal da ditadura militar, onde as relações imaginárias entre o real que a foto mostra e o que o sujeito viveu, fundem-se e revelam que abolir o dissenso é banir a subjetivação política, reduzindo a política ao policial. “As fotos desses grandes mestres ardem em nosso imaginário onde ambiguidades são replicadas, mas entre sonho e realidade percebemos que – mais do que nunca – é necessário olhar o futuro, tendo em vista o passado, para trabalharmos o presente”, afirma.
Em todos os lugares por onde passa a exposição itinerante, a visitação é gratuita e aberta ao público.
Coleção Paula e Silvio Frota – é hoje uma das mais importantes do país, com registros de toda gama de assuntos relacionados à arte fotográfica. Em suas mais de duas mil imagens, há desde o fotorrealismo, retratos, fotos históricas, passando pelo fotojornalismo, paisagens e crônicas visuais, com autores brasileiros e estrangeiros. São fotos que abordam de uma maneira ampla as múltiplas possibilidades de estudo, apresentação e interpretação da coleção como um todo, um valioso patrimônio que está sendo disponibilizado para os mais diversos públicos de Fortaleza, do Brasil e do mundo.
Sobre o Museu
Inaugurado em 10 de março de 2017 com a coleção Paula e Silvio Frota, o MFF recebe cerca de 3 mil visitantes por mês, que podem conferir dois andares de acervo fixo, além de outro que recebe exposições temporárias. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, os projetos Museu na Comunidade e Museu no Interior já visitaram diversas comunidades da capital e do interior (Maracanaú, Jericoacoara e Redenção), levando até o público em situação de vulnerabilidade, teoria e prática acerca do mundo da fotografia. Além disso, o equipamento realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de monitoria formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e do curso de Fotografia do Porto Iracema das Artes.
SERVIÇO:
Exposição Itinerante Museu da Fotografia – TJCE
Período: início em 19/10 – segue em exposição por um mês
Horário: 8 às 18h – segunda à sexta-feira
Local: Tribunal de Justiça do Estado do Ceará
Endereço: Av. General Afonso Albuquerque Lima, S/N. – Cambeba CEP: 60822-325 – Fone:
Fone: (85) 3207-7000
Visitação: gratuita
Mais informações: (85) 3017-3661