Em mais uma edição do projeto desenvolvido por Marcelo Barbalho, “Uma Coleção Muito Particular”, o fotógrafo Tiago Santana vai ao MFF para mostrar as fotografias que lhe marcaram. De fotos pessoais, fotos do seu próprio acervo e de outros fotógrafos, Tiago vai dizer o que o comoveu em suas escolhas e receber dos participantes um novo olhar para suas fotografias.
O que pode ser mais interessante que um grande artista falando sobre as fotos que mais lhe impressionam, os motivos, sua história e como elas refletem no mundo? Foi assim que nasceu o projeto “Uma Coleção Muito Particular”, onde grandes artistas são convidados para dividir esse momento com o público.
Esta é a terceira parte do projeto, e o Museu da Fotografia Fortaleza te convida a participar com o grande fotógrafo Tiago Santana. O encontro acontece neste sábado, 10 de novembro, às 10h. A participação é gratuita (sujeita a lotação).
Tiago Santana – Entre tantos nomes da fotografia brasileira, destaca-se hoje o nome desse cearense do Cariri, autor dos livros Benditos e Chão de Graciliano, entre outras obras.Indicado duas vezes como melhor fotógrafo documental brasileiro, Tiago se dedica à fotografia desde 1989, sempre com uma forte referência ao Nordeste brasileiro. Em 2006, venceu o Prêmio Conrado Wessel de Arte, Ciência e Cultura com o ensaio fotográfico Chão de Graciliano. Também fundou a editora Tempo da Imagem, especializada em livros de fotografia, na qual tem parceria com o fotógrafo Celso Oliveira. É um dos fundadores do Instituto de Fotografia do Ceará (Ifoto), que tem por objetivo estimular a produção fotográfica e seu amadurecimento nas áreas artísticas, cultural, de meio ambiente e de turismo. Além de relevante produção criativa e institucional, Tiago Santana compõe mesas curadoras de importantes festivais, contribui para publicação de livros fotográficos, com circulação nacional, e para o desenvolvimento da pesquisa em fotografia.
Sobre o Museu
Inaugurado em 10 de março de 2017 com a coleção Paula e Silvio Frota, o MFF recebe cerca de 3 mil visitantes por mês, que podem conferir dois andares de acervo fixo, além de outro que recebe exposições temporárias. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, os projetos Museu na Comunidade e Museu no Interior já visitaram diversas comunidades da capital e do interior (Maracanaú, Jericoacoara e Redenção), levando até o público em situação de vulnerabilidade, teoria e prática acerca do mundo da fotografia. Além disso, o equipamento realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de monitoria formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e do curso de Fotografia do Porto Iracema das Artes.
SERVIÇO:
Palestra Tiago Santana – projeto “Uma Coleção Muito Particular”
Data: 10/11 (sábado)
Horário: 10h
Local: Museu da Fotografia Fortaleza
Endereço: Rua Frederico Borges, 545 – Varjota
Mais informações: (85) 3017-3661
*Participação Gratuita