O maior evento de arte urbana do mundo oficialmente chegou às ruas de Fortaleza. A partir desta sexta-feira, 9, diversos pontos da capital cearense, como a Praia de Iracema, Mercado dos Peixes, Theatro José de Alencar, Passeio Público, Beach Park, entre outros, receberão as vaquinhas da 12ª edição da CowParade Brasil. Produzidas por diversos artistas locais, o evento foi lançado na noite desta quinta-feira, 8, em um coquetel para convidados no Estoril.
Realizado pela Toptrends, que detém os direitos de licenciamento da CowParade no Brasil, e patrocinado pela rede de farmácias Extrafarma, com apoio da Prefeitura de Fortaleza através da Secretaria de Turismo e a Assessoria de Relações Internacionais, o coquetel de lançamento contou com a presença da organizadora do projeto, Catherine Duvignau; Regis Medeiros, Secretário de Turismo de Fortaleza; Miguel Jarros, representante da rede ExtraFarma; e Patrícia Maciel, assessora de relações internacionais da prefeitura de Fortaleza.
Durante a solenidade de abertura, Catherine frisou a emoção de lançar mais uma edição da CowParade e do quanto é importante o incentivo à arte. “É com muita alegria que estamos aqui nessa casinha linda que é o Estoril para lançar mais uma edição da CowParade. Eu gostaria de agradecer a todos que apostam na arte e apoiaram esse projeto”, ressaltou Catherine. Já Miguel Jarros, representante da ExtraFarma, também reforçou a importância do projeto. “Para a ExtraFarma, é muito importante patrocinar a cultura nos lugares onde ela está inserida. E fazer parte da CowParade Fortaleza, é muito importante porque é a nossa maneira de abraçar a cidade, além de ajudar ao próximo. No final do ano, vamos leiloar essas vaquinhas e o resultado será encaminhado para instituições de caridade”, comemora Miguel Jarros.
Ao todo, 55 vaquinhas estão espalhadas pelas ruas de Fortaleza. Dentre os artistas, nomes como Vando Figueiredo, Mano Alencar, Edmar Gonçalves, Teresa da Quinta. Um dos destaques da noite foi a vaquinha revestida em couro de Expedito Seleiro. O artesão customizou sua obra com as cores e as formas típicas de seu artesanato. “Eu já havia feito muitas coisas em couro, bolsa, sapato, mas eu nunca tinha feito uma vaca. Foi uma experiência”, comentou o artesão.
Caráter beneficente
Além de expor a beleza e exuberância das obras, a exposição também visa promover a responsabilidade social. Ao final de cada edição, as peças são leiloadas e o valor arrecadado é destinado para instituições beneficentes. Em Fortaleza, as instriuições agraciadas serão a Associação Peter Pan, o Ipred e o Lar Torres de Melo. No Brasil, o projeto já arrecadou e doou mais de R$ 6 milhões para ações de responsabilidade social. Ao redor do mundo, mais de 10.000 artistas já participaram da CowParade e estima-se que mais de 500 milhões de pessoas tenham visto uma das esculturas. No total, mais de US$ 35 milhões foram levantados para entidades beneficentes através do leilão das peças.