Além da prática regular de exercícios, é importante manter uma dieta balanceada e fazer check-ups periódicos
Cuidar da própria saúde é o melhor caminho para poder aproveitar, com qualidade de vida, os momentos em família e com amigos. Por isso, cuidar da saúde e realizar exames preventivos são fatores determinantes para ter uma boa qualidade de vida. Nesse sentido, a campanha Novembro Azul tem papel fundamental para alertar os homens da importância de se cuidar. Diante desse cenário, é de sumária importância que os homens adotem um estilo de vida mais saudável e façam exames periódicos. Segundo o médico urologista do Hapvida, Dr. Tiago Bissonho, homens a partir dos 50 anos ou 45, caso possuam história familiar da doença, devem procurar um urologista para avaliação.
Ter uma rotina atribulada de trabalho pode dificultar, mas não deve ser motivo para não cuidar da saúde. O Dr. Anderson Luis de Alvarenga Nascimento, superintendente da rede própria do Hapvida, é um exemplo de homem bastante atarefado, mas consciente da importância de cuidar da saúde e manter hábitos saudáveis. Como tem caso de câncer de próstata na família, Dr. Anderson, que tem 47 anos, faz anualmente um check-up com exames de sangue, cardiológicos, além de ultrassonografia da próstata e dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico). Além disso, por entender a importância da atividade física para uma vida mais saudável, ele pratica regularmente jiu-jitsu, esporte pelo qual é apaixonado há 25 anos.
Sobre o Novembro Azul, Dr. Anderson argumenta que o maior benefício da campanha é a quebra de paradigmas de que os homens não precisam se cuidar. “O sexo masculino, normalmente pouco conscientizado da necessidade de prevenir doenças e avesso ao próprio cuidado, passa a entender que hábitos saudáveis, realização de exames regulares e o diagnóstico precoce são os melhores aliados para uma vida saudável e feliz”. Ele enxerga ainda que os efeitos do movimento de conscientização vão ainda mais além. “A campanha de conscientização vai muito além do Câncer de Próstata. Ela abre os olhos sobre necessidade da prevenção e diagnóstico precoce de todos os tipos de doenças”, finaliza.
Além da prática regular de exercícios físicos, segundo o urologista Dr. Tiago Bissonho, alguns fatores podem ser considerados protetores no aparecimento de enfermidades como baixo peso e baixo consumo de gordura. No que diz respeito à alimentação, algumas substâncias presentes nos alimentos, como o licopeno, que é um pigmento encontrado no tomate, na melancia, goiaba e pitanga, são consideradas protetoras contra doença. Segundo a nutricionista do Hapvida, Vanessa Evangelista, além do licopeno, os ácidos graxos não saturados de cadeia longa, encontrados em óleos de peixes, principalmente do salmão, e os flavonoides e os isoflavonoides que existem na soja, frutas, legumes, chá e vegetais, também auxiliam na prevenção.
Por outro lado, se existem alimentos que favorecem a prevenção do câncer de próstata, também existem aqueles que têm efeito contrário em relação à doença. “As carnes processadas e os alimentos industrializados, que por sua vez são pobres em minerais e vitaminas, frituras e açucarados, além das bebidas alcoólicas, são considerados perigosos tanto antes, quanto depois do tratamento. O consumo de alimentos e bebidas de alto teor calórico também deve ser evitado, já que promovem o excesso de peso”, destaca Vanessa.
Hapvida e Novembro Azul
O Hapvida entende que a prevenção é um ato de amor próprio e por aqueles que são importantes para você. Nesse mês dedicado à saúde do homem, em apoio à campanha Novembro Azul, a empresa reforça a importância de se prevenir contra a doença, por meio de ações que visam incentivar o autocuidado por parte dos homens. Para demonstrar apoio ao movimento, fachadas de alguns hospitais da rede própria, em todo o Brasil, estarão iluminadas na cor azul.
Em diversas regiões do país também serão realizadas ações de rua com distribuição de fitinhas e folheto informativo. A equipe de medicina preventiva participará dos eventos levando informações e tirando as dúvidas dos interessados. Serão distribuídas fitinhas azuis para os colaboradores como símbolo da campanha. Anúncios publicitários sobre a campanha estarão presentes também na mídia local de várias cidades.
Em Fortaleza, os carros do VAMO (Veículos Alternativos para Mobilidade) estarão com fitas azuis. Haverá ainda, no dia 24 de novembro, um treino especial do Hapvida + 1k. Serão realizadas, durante o evento, aulas de zumba, duatlon funcional, circuito funcional na areia e atividades para o público infantil, além de sessões de massoterapia.