A Cimento Apodi, em parceria com o SEBRAE e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), encerrou a 1ª edição do Programa de Desenvolvimento Empresarial (PDE) – APODI, voltado para as empresas que se encaixam na categoria de Micro e Pequeno Empreendedor – Microempreendedores individuais, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte. O PDE atuou junto a oito empresas, resultando no desenvolvimento de 102 novos produtos. Outro importante avanço registrado foi a otimização de processos, que impactou na redução de perdas de matéria-prima e produto acabado, além da elevação da qualidade.
Participaram do curso a Telhas Fortaleza, Beton Tecnologia, Propostes Pré-Moldados, AP2 Concreto, Techblocos, MG Andrade Pré-Moldados, M3 Pré-moldados e Artec Pré-moldados. Por meio do PDE, as empresas receberam consultoria, que auxiliou na busca pela inovação em tecnologias e processos, atendimento de normas, aumento da produtividade e melhoria continua de seus resultados.
“Mais do que simplesmente atender as empresas, entendemos que o papel do fornecedor é servir de canal para que os negócios possam seguir prosperando. Enxergamos no PDE uma grande etapa do nosso propósito de desenvolvimento da comunidade da indústria do Ceará. Estamos dando um passo adiante: cooperando com os parceiros comerciais a fim de que todo o segmento ganhe”, explica Mario Guilge, gerente da Área de Produtos e Assessoria Técnica da Cimento Apodi.
Ao longo de oito meses, o Programa de Desenvolvimento Empresarial realizou visita técnica à fábrica da Cimento Apodi, em São Gonçalo do Amarante, além de cinco oficinas técnicas e consultorias individualizadas com cada uma das empresas participantes. As consultorias tiveram duas abordagens: voltadas ao negócio e focadas na tecnologia da produção.
“Notamos que as empresas possuíam muito a avançar especialmente no que diz respeito à administração dos processos. Por meio de mudanças pontuais, pudemos perceber melhoria na produção impactando na redução de perdas e melhorando os resultados do negócio a partir de um completo gerenciamento da produção”, destaca Glécia Vieira, coordenadora de Projetos Regional Nordeste da ABCP.
Sobre a Cimento Apodi
Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pelo Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, e pela participação societária da família Dias Branco.
Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano. A Companhia conta ainda com três centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e onze Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes.