Para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, é celebrado, neste mês, a campanha do Novembro Azul. Em alusão à campanha, a Unimed Fortaleza, por meio da Medicina Preventiva, realiza uma roda de conversa gratuita para debater sobre a saúde masculina. O evento acontece no dia 21 de novembro, às 18h30, no auditório da sede da Unimed Fortaleza (Av. Santos Dumont, 949).
A roda de conversa contará com as orientações do médico de família, Dr. Rômulo Fernandes; do urologista, Dr. Fábio Dantas; da enfermeira Geridice Lorna; do educador físico Mardson Lins e da psicóloga Jamille Oliveira. Os profissionais abordarão a importância do autocuidado, além dos tabus que envolvem a prevenção do câncer de próstata.
Para participar é preciso ser cliente da Unimed Fortaleza e realizar inscrição pelo telefone da Medicina Preventiva (85) 3208-2900. As inscrições são gratuitas.
Sobre o câncer de próstata:
Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto por medo, preconceito ou desconhecimento. As estimativas apontam 68.220 novos casos em 2018. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 novos casos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos.
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco ou a partir dos 50 anos sem estes fatores devem ir ao urologista para conversar sobre o exame.