Contribuir para o desenvolvimento da Região do Vale do Jaguaribe na área de Educação é a principal motivação da Cimento APODI. Por meio do Projeto “Construindo o Saber”, a companhia forma hoje (16), oitenta pessoas do município de Quixeré (CE). Elas receberão os diplomas de Ensino Fundamental e Médio e estarão agora aptas para inserir-se em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
O curso é uma iniciativa da Cimento Apodi, em parceria com o Sesi. Os alunos são trabalhadores da Cimento Apodi e moradores das comunidades Serra do Vieira e Bom Sucesso, vizinhas à fábrica. O curso durou quatro meses. No período, os estudantes passaram pelo processo de Reconhecimento de Saberes, no qual os conhecimentos foram aproveitados através de registros dos instrumentais e na construção do portfolio. Isso permitiu que todo conhecimento adquirido pelos estudantes no decorrer da vida fosse aproveitado – tanto o adquirido nas instituições de ensino, quanto em paralelo aos sistemas de ensino como. no ambiente de trabalho e através de atividades de organizações ou grupos da sociedade civil.
“Estudar é uma forma de emancipação humana. Ao dar oportunidade para que as pessoas adquiram conhecimento, a Cimento Apodi acredita que todas as pessoas devem ter a chance para crescerem pessoalmente e profissionalmente. Por isso, investiu nesse projeto, que traz benefício para seus trabalhadores e comunidade do entorno”, ressalta o gerente da fábrica, Fábio Martins.
O SESI Ceará foi o responsável pelas aulas e utiliza sua metodologia para Ensino de Jovens e Adultos (EJA), que reconhece os conhecimentos adquiridos ao longo da vida de cada aluno, intitulada “Reconhecimento de Saberes”.
Dessa forma, o processo de educação supera a lógica tradicional que situa o processo educativo a partir de conhecimentos que o aluno não possui. Assim, a formação permite, além da elevação da escolaridade, a possibilidade de inserção no mercado de trabalho, desenvolvimento da autonomia, crescimento pessoal e profissional, elevação de autoestima e o estímulo ao pleno exercício da cidadania.
O sucesso da primeira turma já motiva a Cimento Apodi a pensar nos próximos passos. “Estamos estudando a possibilidade de criar novas turmas em 2019. É algo que nos interessa muito pelos benefícios que o conhecimento traz em todos os níveis. Acredito que possamos ter boas novidades”, explica Fábio Martins.
Sobre a Cimento Apodi
Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pelo Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial. Com sede na Grécia, o grupo tem participação societária da família Dias Branco.
Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano. A Companhia conta ainda com três centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e onze Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes.