Instalada no Shopping mais tradicional de Fortaleza, a nova unidade da marca será inaugurada nesta quarta (21), a partir das 19h
Não há crise econômica capaz de frear o setor de franquias no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2018, a estimativa de crescimento é de 9%, índice muito próximo dos 8,4% registrados no segundo trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Como prova do crescimento desta modalidade, mais uma loja Handara será inaugurada nesta quarta-feira (21), no Shopping Iguatemi Fortaleza. O evento terá início a partir das 19h e contará com as presenças de Lúcio Albuquerque, presidente da Handara; de Jamile Lima, digital influencer e de toda a diretoria e equipe da marca.
O número de empreendedores multifranqueados, ou seja, aqueles que decidem investir em várias franquias, da mesma marca ou não, também é crescente e cada vez mais expressivo. Eles já representam 84% dos parceiros das redes de negócios, um aumento de 9,5% se comparado a 2017, de acordo com a pesquisa realizada pela ABF em parceria com o Grupo de Estudos de Franquias da USP de Ribeirão Preto.
“Empreendedores buscam as franquias por elas terem um modelo de negócio consolidado, produtos testados e aprovados, e um sistema de gestão já formatado. Já no caso dos multifranqueados, a situação se inverte. São as franquias que buscam os bons perfis, que já conhecem a rede, internalizaram os valores e os modelos de negócios, e oferecem a essas pessoas mais de uma unidade. Esta é uma realidade cada vez mais comum e o Nordeste também evolui muito nesse sentido”, avalia o especialista em gestão empresarial e negócios, Maurício Oliveira.
Um exemplo desse crescimento no Nordeste é o empresário cearense Jackson Girão, proprietário da loja que será inaugurada, hoje, no Shopping Iguatemi Fortaleza. Há um ano, ele aceitou o convite para ser franqueado da marca de vestuários Handara e, desde então, a parceria não para de crescer. “Isso exigiu muito investimento. Nós sabemos que a situação está difícil no país inteiro, mas o varejo é um negócio viável. O faturamento médio das nossas lojas cresceu 20%”, afirma Girão.
As franquias da Handara são o resultado da decisão estratégica de ampliar os serviços, antes exclusivos do atacado, para o varejo. As vendas, que há 23 anos eram realizadas somente pelas consultoras independentes, em visitas às casas das clientes, passaram a ser feitas, também, em lojas inauguradas em shopping centers. “Percebemos que as clientes sentiam a necessidade de poder comprar os nossos produtos em outros momentos, até mesmo de lazer com a família. Daí surgiu a ideia das lojas, com mix personalizado, atendimento diferenciado, onde elas podem interagir conosco”, explica César Madeiro, diretor comercial da Handara.
“Nós também sabemos que mulher adora promoção e, com as franquias, conseguimos ofertar produtos de coleções anteriores, com desconto de até 35%, o ano inteiro. Além disso, as lojas de varejo têm uma estrutura maior, onde é possível ter acesso à coleção completa, e estão conectadas ao nosso site. Quando não temos o produto que a cliente quer em estoque, imediatamente fazemos o pedido e a entrega se dá em 24 horas, se for em Fortaleza. No interior, enviamos por Sedex”, ressalta César.
Expansão
A união entre o serviço Premium, ofertado nas lojas franqueadas, e a comodidade do atendimento personalizado das consultoras independentes tornou o projeto da Handara um sucesso. Agora, a expectativa da rede é expandir. “Temos cinco mil consultoras espalhadas por todo o país, cerca de 80% delas no Nordeste, e esse número pode chegar a 15 mil em cinco anos, pois o processo de digitalização da marca faz com que muitas pessoas, de outras regiões, nos procurem interessadas em revender os nossos produtos. Estamos digitalizando o negócio e sentindo o crescimento nacional. A nossa expectativa é chegar a 150 franquias em cinco anos, com foco nos melhores shopping centers do Brasil”, antecipa César Madeiro.
Se depender de Jackson Girão, a expansão está garantida. “Nós já temos um estudo e estamos trabalhando para que a nossa empresa possa liderar a expansão, levando o varejo da Handara para todo o Brasil”, estima o empresário.