Capacitar, gerar renda e adoçar a vida. Um projeto com foco na produção e comercialização de doces caseiros e sobremesas, que foi lançado hoje (07) pela Cimento Apodi em parceria com a Serlares, promete contribuir para a transformação da comunidade Bomsucesso, em Quixeré, município onde está localizada a fábrica de cimento. A iniciativa faz parte do programa mulheres empreendedoras executado pela Cimento Apodi e que visa contribuir com o empreendedorismo feminino, gerando desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida para suas famílias.
“Nosso objetivo é empoderar a comunidade que vive nas proximidades da fábrica. Este projeto de doces será a primeira iniciativa da companhia em parceria com um de seus fornecedores, no caso a Serlares que administra os restaurantes da Apodi”, destaca Fábio Martins, gerente da fábrica de cimento. Ele explica que esta iniciativa encontra aderência nos eixos “desenvolvimento do território e ‘valor compartilhado”, que fazem parte da estratégia de investimento social adotada pela empresa e que têm como essência promover ações que tragam benefícios para todos os parceiros, ou seja, ações nas quais todos ganham: Apodi, fornecedores e comunidade.
Nesta parceria, além do fortalecimento da Associação Comunitária de Bomsucesso e Baixa do Félix serão beneficiadas cerca de 25 mulheres. A Serlares, que é especialista em refeições corporativas e uma das pioneiras em alimentação industrial no tipo self-service no Nordeste, iniciará a capacitação com estudos para conhecer o perfil destas mulheres, a cultura local de fabricação de doces e as frutas típicas da região. As oficinas começarão em seguida e devem continuar em 2019. “Esperamos, a curto e médio prazo, que a produção seja comprada pela Serlares que vai utilizar os doces produzidos pelas mulheres como sobremesas em seus restaurantes. Esta estratégia vai atuar diretamente no principal gargalo dos projetos sociais desta natureza que é a comercialização da produção”, comenta Maurício Ferreira, consultor de responsabilidade social da Cimento Apodi.
Todo o suporte técnico e pedagógico do curso será da Serlares, enquanto a Cimento Apodi é a responsável pela mobilização da comunidade e pela infraestrutura das oficinas. “Temos a expectativa de que através desse projeto consigamos, além da geração de renda, resgatar a autoestima dessas mulheres valorizando a importância do seu trabalho na comunidade. Será um aprendizado mútuo”, afirma Narla Ximenes de Viveiros, diretora comercial da Serlares.
No futuro, a Cimento Apodi projeta criar um espaço próprio para as mulheres produzirem seus doces e sobremesas. “Atendendo às exigências da Serlares, a perspectiva é que os doces produzidos pelas mulheres de Bomsucesso estejam dentro de um padrão de qualidade elevado que facilite negócios com outros futuros clientes”, aposta Fábio Martins.
Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e pelo Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, com mais de 110 anos de experiência na área industrial.
Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano. A Companhia conta ainda com três centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e onze Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes.