A conquista principal do comitê vem sendo a integração institucional
O Comitê de Sustentabilidade do Vale do Jaguaribe, liderado pela Cimento Apodi, realizou sua última reunião de 2018, nesta quinta (06). O evento teve como principais deliberações a formação de um grupo de trabalho para discutir melhorias na geração de emprego na região. A reunião aconteceu no Auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Morada Nova. Iniciado em abril de 2017, o comitê realizou sua 7ª reunião, novamente de forma itinerante. Também discutiram-se os desafios para 2019, como engajar mais municípios, empresas, instituições governamentais e não governamentais.
“A conquista principal do comitê está sendo a integração institucional , pois muitas vezes as instituições têm pontos de convergência mas não integram . Todos os participantes estão motivados a resolver problemas e buscar alternativas. Isso vem gerando vários indicadores chave de desempenho. No ano que vem, pretendemos dar continuidade às diretrizes do subcomitês Ceará 2050, Educação e Resíduos sólidos para realmente transformar a região em referência”, destacou Fábio Martins, gerente da fábrica da Cimento Apodi em Quixeré.
A formação do grupo de trabalho para melhorar a geração de emprego na região surgiu por se constatar que a cadeia produtiva do Vale do Jaguaribe pode ser melhor interligada. O objetivo é estreitar laços do trabalho de organização como o Instituto de Desenvolvimento do Trabalhador (IDT) com instituições de ensino superior, como UFC e IFCE, empresas e indústrias da região.
Sobre o Comitê de Sustentabilidade do Vale do Jaguaribe
O Comitê de Sustentabilidade do Vale do Jaguaribe foi criado em abril de 2017 e é liderado pela Companhia Industrial de Cimento Apodi. Tem como intuito formular projetos voltados ao desenvolvimento sustentável da região ao mobilizar diversos agentes regionais. O comitê reúne instituições governamentais e não-governamentais, entre elas: prefeituras, câmaras municipais, instituições de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia e indústrias da Região do Vale do Jaguaribe. A Cimento Apodi, enquanto líder do Comitê, tem o papel de gerir, governar e acompanhar as deliberações e projetos consignados nas reuniões trimestrais.
Sobre a Cimento Apodi
Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia.
Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano. A Companhia conta ainda com três centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e onze Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes.