Para dar suporte e qualificação aos profissionais que já atuam no segmento, mas não têm o devido embasamento técnico, ou aos que se interessam pelo mundo dos vinhos, a Fanor | DeVry, única faculdade internacional do Ceará, em parceria com a Federação Italiana de Sommelier Albergatori e Ristoratori (Fisar), oferece o Curso de Sommelier Internacional.
O curso é dividido em três níveis, complementares e sucessivos, com 24 horas/aula cada. No primeiro nível serão ministradas aulas teóricas e práticas, em que serão estudadas análise sensorial, viticultura, iniciação à enologia, legislação e serviço do vinho, tudo acompanhado de degustações dirigidas.
As aulas são ministradas nas dependências do Curso de Gastronomia da Fanor | DeVry, pelo sommelier Marco Ferrari, representante da FISAR no Norte e Nordeste do Brasil. Nos três níveis do curso, com carga horária total de 76 horas/aula, o aluno estudará todos os aspectos ligados ao vinho e competência do sommelier, como as técnicas corretas de degustação, a harmonização com os alimentos, o serviço, a conservação, os mais importantes tipos de vinhos do mundo, dentre outros.
A ascensão social de milhares de brasileiros nos últimos anos tem repercutido positivamente em alguns setores da economia e mudado as relações de consumo. No setor de vinhos, por exemplo, é cada vez maior o número de apreciadores da bebida. Segundo o Anuário Brasileiro de Vinhos, edição 2015, apesar de o consumo per capita no Brasil ser de 2 litros por habitante por ano, nos últimos anos o consumo de vinhos finos aumentou em 71%, enquanto o de vinhos comuns cresceu 23%. Diante de um cenário tão promissor, muitos estão apostando e investindo no comércio de vinhos e também em qualificação profissional.
Com o crescimento de lojas especializadas e a oferta cada vez maior e diversificada de vinhos finos nos bons restaurantes e casas especializadas, o sommelier é uma profissão em franca ascensão. Apesar de ser uma atividade ainda pouco conhecida, o especialista em vinhos atua em restaurantes, bares, hotéis, lojas e importadoras. Atua também na definição da carta e na compra de vinhos dos estabelecimentos, orientando a escolha dos clientes
Segundo Marco Ferrari, é o primeiro curso de sommelier inteiramente desenvolvido e estruturado em Fortaleza adaptado à realidade do mercado local. ”Fortaleza já sediou alguns cursos de sommelier, mas todos aconteceram de forma esporádica, por conta de entidades sediadas em outros estados com aulas ministradas por professores que vinham de fora. O Curso de Sommelier Internacional vai alavancar a cultura do vinho local, beneficiando profissionais e apaixonados de toda classe”, destacou Ferrari.
- postado por Oswaldo Scaliotti