O Instituto Nordeste Cidadania (Inec), do Ceará, é a quarta melhor empresa para se trabalhar no Brasil na categoria Terceiro Setor. O reconhecimento do Great Place to Work (GPTW Brasil), que foi divulgado na edição de janeiro da Revista Época Negócios, apresenta as dez empresas mais bem avaliadas em relação ao ambiente de trabalho, a partir de uma avaliação de seus próprios funcionários e de um relatório de práticas assinado pelos gestores. Confira o ranking completo em gptw.com.br.
O ranking das entidades do Terceiro Setor que apresentaram as melhores práticas no relacionamento com seus funcionários é liderado pelo Sesc RS, seguido do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP) e da Faculdade Fafire (PE). No total, 75 empresas de todo o país participaram da avaliação.
Para a diretora Administrativa Socioambiental do Inec, Helda Kelly Pereira, o resultado da pesquisa mostra que seus colaboradores reconhecem o esforço da equipe para tornar o instituto o melhor local para se trabalhar no Brasil. “Para nós é motivo de enorme satisfação, mas o que nos enche o coração de orgulho, a cada resultado recebido, é a certeza de que nossas pessoas entendem e reconhecem nosso empenho em fazer da nossa Oscip um lugar cada vez mais excelente para se trabalhar”, declara.
Segundo Helda, a classificação de quarto lugar no ranking da GPTW categoria Terceiro Setor demonstra que o Inec está na direção correta. “Compreendemos que essa certificação indica um excelente desempenho nas práticas de gestão de pessoas e seu nível de satisfação. Isso nos dá energia para prosseguirmos incansavelmente e ir cada vez mais longe”, afirma.
Para a diretora, o resultado alcançado deve-se às políticas e aos trabalhos desenvolvidos dentro da instituição, que tornam os colaboradores conscientes do papel que cada um deles possui na transformação social das comunidades e dos clientes atendidos pelo Instituto. Para 2019 a expectativa é continuar investindo ainda mais nas pessoas. “Ampliaremos as políticas de fomento à nossa cultura de inovação, desenvolvendo ainda mais as nossas pessoas e valorizando nossos talentos”, finaliza.
Transparência
Em novembro passado, o Instituto Nordeste Cidadania recebeu também o Prêmio Melhores ONGs 2018, que reconhece as 100 ONGs do Brasil que mais se destacam pelo trabalho em prol da sociedade, pela transparência e pela gestão de suas organizações. A premiação é realizada pelo Instituto Doar e pela Rede Filantropia.
Sobre o Inec
O Instituto Nordeste Cidadania (Inec) surgiu em 1993 como Comitê de Ação da Cidadania para realizar ações emergenciais, como doações de cestas básicas, roupas e brinquedos para pessoas em situação de vulnerabilidade. Em 1996, a iniciativa constituiu-se como Organização Não-Governamental (ONG) e, em 2003, foi qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).
O Inec, que completará 26 anos em 2019, tem como missão contribuir com a inclusão e o desenvolvimento sociocultural e econômico das pessoas. Para atingir este objetivo, a instituição é parceira do Banco do Nordeste na operacionalização dos programas Crediamigo e Agroamigo, além de desenvolver projetos socioambientais nos eixos Educação, Cultura e Desenvolvimento Comunitário.