Nem só de praia vive o povo cearense. As lagoas do estado oferecem também muita diversão e são fonte de renda para muitas pessoas que vivem do turismo e montam seu próprio negócio. Algumas muito famosas, outras nem tanto, as lagoas do litoral cearense ficam mais cheias nos períodos de chuva e assim se tornam um atrativo para que deseja pegar um sol e se refrescar nas águas salgadas durante o verão. Opções que oferecem lazer, curtição e aventura, especialmente para os amantes dos esportes náuticos como kitesurf e stand up. Confira dicas:
Lagoa do Paraíso
Conhecida como a lagoa mais cristalina de Jijoca de Jericoacoara, quem vai até a Lagoa do Paraíso garante um mergulho nas águas cristalinas, passeios de barco, prática do kitesurf, entre outros. A lagoa não é muito funda tem poucas ondas, o que garante ainda mais paz para quem está com crianças ou não gosta de mergulhar em um local que os pés não alcança. No local, está situado a Alchymist Beach Club, um Clube de Praia que dispõe de um grande estrutura de restaurante e lazer, além de oferecer equipamentos para a prática de stand up e canoagem, além de disponibilizar as famosas “redinhas” para quem deseja descansar dentro da Lagoa do Paraíso. A capacidade do local é para 1.500 visitantes.
Lagoa do Catu
Bem pertinho de Fortaleza, no município de Aquiraz, você encontra uma das lagoas mais famosas do litoral sul do Ceará. Há uma rampa instalada no alto das dunas para descida até a lagoa. Uma espécie de toboágua improvisado que faz muito sucesso entre os visitantes. Você também encontrará muitos esportistas, principalmente de Kitesurfe, Windesurfe, sandboard e bodyboard e até mesmo jet sky. O local ainda dispõe de barracas e restaurantes simples para quem deseja fazer refeições enquanto aproveita a lagoa.
Lagoa do Oásis
Em Canoa Quebrada, a parada obrigatória é a Lagoa Oásis. A Lagoa das Almácegas, em Paraipaba, a 100 km de Fortaleza, também vale a visita. Em um formato arredondado, com água verde límpida, a Lagoa do Oásis é ponto certo para quem vai usufruir de passeio de buggy, a lagoa fica no meio das dunas, e por isso não há muita movimentação. Um dos atrativos dessa lagoa são os peixes, animais que os visitantes da lagoa conseguem ver com facilidade por conta da água límpida.
Lagoa do Uruau
Área de Proteção Ambiental (APA) a Lagoa de Uruaú é ideal para quem deseja estar pertinho de Fortaleza, é possível ir e voltar no mesmo dia, sendo uma opção perfeita para quem não quer se hospedar nas redondezas. No local, há algumas opções de trilhas para quem deseja conhecer um pouco mais da região. Há pontos estratégicos onde não é permitida a circulação, sendo exclusivos para estudos. No mais, os turistas que desejam visitar a lagoa do Uruaú poderão usufruir de uma água límpida para banho e para a prática de banana boatarias, além de ir admirando as dunas do Ceará durante o percurso para chegar até a lagoa.