Ospitalità Italiana é um selo de qualidade para restaurantes italianos. Nasceu em 1997 como garantia de qualidade aos serviços e produtos oferecidos pelos estabelecimentos gastronômicos em território italiano.
Organizado e financiado pela União de Câmaras de Comércio Italianas (UNIONCAMERE) com suporte do Instituto de Pesquisas em Turismo da Itália (ISNART), destina-se a certificar a qualidade e a “italianidade” dos restaurantes de culinária italiana.
A cozinha italiana é milenar e faz parte de um processo histórico de aprimoramento social, sempre protagonista dos mais significativos momentos da civilização. Na Itália, ela tornou-se símbolo de hospitalidade, alcançando o valor de arte. Portanto, é imprescindível considerá-la um patrimônio da humanidade protegendo sua história, cultura, qualidade e importância.
De olho neste cenário, a União de Câmaras de Comércio italianas e o Instituto Italiano de Pesquisas turísticas (ISNART), criaram em 2010 o projeto “Hospitalidade Italiana: Restaurantes Italianos no Mundo” (Ospitalità Italiana – Ristoranti Italiani nel Mondo), programa de certificação para todos os restaurantes que garantam o respeito para com os padrões de qualidade e a filosofia típica da hospitalidade italiana no mundo.
Na região Nordeste do Brasil, a Câmara de Comércio Ítalo-brasileira do Nordeste é o órgão, reconhecido pelo Governo Italiano, que possui a capacidade e a garantia institucional para efetuar essa função certificadora.
Projeto realizado com recursos do fundo intercameral de intervenção da Unioncamere (União de Câmaras de Comércio Italianas).
Objetivos do projeto
- Desenvolver e promover os tradicionais produtos alimentícios italianos, valorizando a cultura da enogastronomia;
- Valorizar a imagem dos restaurantes italianos no exterior que garantam o respeito para com os padrões de qualidade italianos;
- Criar uma rede internacional licenciada para realização de eventos promocionais de produtos italianos.
Procedimentos e requisitos para a certificação Ospitalità Italiana
As Câmaras Italianas se ocupam das operações de certificação nos respectivos países de atuação e colaboram no desenvolvimento do projeto.
São 7 fases para o procedimento de certificação, as quais serão explicadas em maiores detalhes no evento de lançamento do selo para o Nordeste, em Fortaleza.
Já os requisitos obrigatórios são formados por 10 itens básicos:
- Identidade e distinção
- Hospitalidade
- Mise en place e cozinha
- Cozinha
- Menu
- Proposta gastronômica (50% de pratos italianos)
- Carta de Vinhos (DOP ou IGP – 30% italianos)
- Azeite Extra virgem (DOP /IGP)
- Experiência e competência do Chef de cozinha
- Produtos DOP (Denominação de Origem protegida) ou IGP (Indicação Geográfica Protegida)
Restaurantes certificados na Itália e no mundo
Na Itália são mais de 5 mil estabelecimentos (restaurantes, hotéis e agroturismo), localizados em 80 províncias de 18 regiões italianas.
No exterior são mais de 700 estabelecimentos certificados, presentes em 65 cidades de 45 países.
O Brasil está em entre os 3 primeiros países com mais restaurantes italianos no mundo certificados com o selo “Ospitalità Italiana”:
1º Estados Unidos, com 279 restaurantes certificados
2º Brasil, com 140 restaurantes certificados
3º França, com 101 restaurantes certificados
Já no ranking de cidades pelo mundo, São Paulo ocupa o segundo lugar com 84 restaurantes certificados, somente atrás de Nova York com 154 restaurantes com o selo “Ospitalità Italiana”.
Vantagens
Participar do Programa de Certificação “Ospitalità Italiana” permite, sem ônus para empresa, obter múltiplas vantagens:
- Utilização da placa na entrada do restaurante e da marca para suas correspondências e material de propaganda;
- Acesso ao Network Internacional nos Restaurantes Italianos no Mundo (RIMs);
- Acesso ao Network local proporcionado pela Câmara Italiana;
- Maior notoriedade para com a comunidade e mídia local, por meio de eventos específicos;
- Check-up da atividade: pontos fortes e pontos fracos;
- Avaliações e sugestões de especialistas para incremento do faturamento;
- Destaque no site www.10q.it, mídia oficial do Programa, nos apps. para smartphone, nos software para GPS e navegadores e no site www.hospitalidadeitaliana.com.br;
- Incremento na percepção por parte de grandes estruturas turísticas;
- Promoção na mídia especializada italiana;
- Participação em eventos especializados e presença na mídia local.
Evento de lançamento no Nordeste – dia 1 de março 2016 em Fortaleza
O evento de lançamento no Nordeste do Projeto “Hospitalidade Italiana” acontecerá na cidade de Fortaleza, no dia 1 de março 2016 (terça-feira), das 19hs às 22hs, no complexo Sistema Itália (Consulado da Itália/ Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira e Instituto de Cultura Italiana), Rua Miguel Dibe, 68, bairro Luciano Cavalcante.
O evento é para convidados da imprensa, autoridades e profissionais da área de gastronomia, de importação e comércio de produtos alimentícios e eno-gastronômico, além de registrar a presença de instituições locais da política e da área de ensino superior.
Na programação, será servido coquetel acompanhado por músicas italianas, no aconchegante ambiente do complexo do Sistema Itália de Fortaleza.
Durante o lançamento, serão explicadas as regras básicas de certificação dos restaurantes e as vantagens da participação.
Sites sobre o assunto
www.hospitalidadeitaliana.com.br
- postado por Oswaldo Scaliotti