Programação festiva traz ainda, na quarta-feira (30), mesas gratuitas abertas ao público, com representantes de algumas das mais respeitadas instituições de gastronomia do Brasil e do mundo.
Dando continuidade à programação de encerramento das atividades da primeira edição dos Laboratórios de Criação, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco realiza, nesta terça-feira (29), cerimônia festiva de lançamento dos resultados dos laboratórios em gastronomia, ocasião em que alunos apresentam a profissionais e pesquisadores da área os produtos desenvolvidos ao longo dos projetos. A cerimônia, a ser iniciada às 19h30, no terraço da Escola (Rua Manuel Dias Branco, 80 – Cais do Porto), é restrita a convidados.
“Os Laboratórios de Criação constituem-se numa experiência inédita e de lançamento exclusivo. Investigação, (trans)formação e criatividade protagonizam um encontro potente no centro de pensamento que conhecemos por Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco. Aqui, memória, ciência e afeto nutrem pesquisadores dedicados à confeitaria e panificação. Insumos e utensílios do nosso Estado não faltam em receitas especiais de processos e produtos gastronômicos da cultura local. Com total apoio institucional, estudantes e respectivos mentores expandem o repertório das políticas públicas do Instituto Dragão do Mar, numa Gastronomia Social que fortalece a expertise de mais de vinte anos de ações, projetos e programas voltados ao desenvolvimento humano e à inclusão cultural”, destaca Flávia Castelo, diretora de gastronomia, esporte e conhecimento do Instituto Dragão do Mar.
Mesas Redondas
A programação comemorativa segue ainda nesta quarta-feira (30), com 2 mesas que trazem alguns dos mais renomados profissionais de gastronomia do Brasil e do mundo, abertas ao público e com acesso gratuito.
Segundo Selene Penaforte, superintendente da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, a iniciativa é pioneira e dá visibilidade ao grande potencial da cultura alimentar do Ceará. De acordo com a coordenadora dos Laboratórios de Criação, Lina Luz, os Laboratórios fomentam a inovação de processos e produtos da e para a nossa gastronomia, na medida em que apresentam novos usos para insumos tradicionais do Ceará, tais como o coco, o melaço, a fava e a jaca.
MESA 1(manhã): 9h-12h, EGSIDB
A partir das 9h, na cozinha show da Escola de Gastronomia Social, os pesquisadores Rafaela Medeiros, Antônio Júnior, Ana Parente e Janderson Pinheiro, selecionados na 1ª edição dos Laboratórios de Criação, e seus respectivos mentores, Thiago Andrade (Instituto Brasil a Gosto), André Luiz da Silva (Andre NutriChef), Gabi Mahamud (Flor de Sal e fundadora do @goodtruckbrasil) e Alex Duarte (Padoca do Alex), apresentarão seus percursos criativos e resultados alcançados no decorrer dos Laboratórios para o público e avaliadores nacionais e internacionais (Joan Ribas Serra e Elies Sala Francàs, da Fundação Alícia; Ricardo
Elesbão Alves, da Embrapa Alimentos e Territórios; Sandro Thomaz Gouveia, do
ICA/UFC; Felipe Ribenboim, do Fruto; Andrea Uchida Campos, do Atá; Fábio
Roldan, do Instituto Brasil a Gosto; e Morena Leite, do Capim Santo).
MESA 2 (noite): 18h-22h, CDMAC
À noite, a programação migra para o auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81). A partir das 18h, os convidados avaliadores dos resultados da primeira edição dos laboratórios de criação se reúnem para falar sobre “Os caminhos da cultura alimentar do Ceará”. Participam: Joan Ribas Serra e Elies Sala Francàs (Fundação Alícia – ESP), Ricardo Elesbão Alves (Embrapa Alimentos e Territórios), Sandro Thomaz Gouveia (ICA/UFC), Felipe Ribenboim (Fruto), Andrea Uchida Campos (Atá), Fábio Roldan (Instituto Brasil a Gosto) e Morena Leite (Capim Santo).
Os convidados também participam de atividades internas de avaliação e proposições para o futuro das próximas edições dos Laboratórios de Criação em Gastronomia.
Sobre os Convidados
MESA 1(manhã): 9h-12h, EGSIDB
Alex Duarte
Padeiro artesanal de pães com fermentação natural, proprietário da Padoca do Alex e colunista do Blog Massa Madre. É um dos maiores influenciadores digitais na área de panificação.
Thiago Andrade
Chef do Instituto Brasil a Gosto e coordena a participação deste em feiras e eventos, ministrando cursos e palestras. Trabalha no desenvolvimento de uma linha de produtos com a marca Brasil a Gosto.
André Luiz
Proprietário da empresa André Nutrichef e atua como consultor em alimentos e bebidas saudáveis. É palestrante, personal nutrichef e professor de gastronomia funcional, além de ser jurado do Reality Supermerendeiras da TV Escola.
Gabi Mahamud
Chef, culinarista e influenciadora premiada, autora do livro best seller Flor de Sal e do blog de mesmo nome. É empreendedora social, membro do movimento Slow Food, além de ser idealizadora do premiado GoodTruck.
Ana Parente
Aluna do Laboratório de Criação em Gastronomia e desenvolve uma pesquisa que estuda o aproveitamento total da jaca para uso na confeitaria.
Janderson Pinheiro
Aluno do Laboratório de Criação em Gastronomia e desenvolve uma pesquisa que valoriza ingredientes como o coco na confecção do pão artesanal com fermentação natural.
Rafaela Medeiros
Confeiteira do Pitanga Cozinha, é aluna do Laboratório de Criação em Gastronomia e desenvolve uma pesquisa que valoriza ingredientes como coco e melaço de cana para serem utilizados na confeitaria.
Antônio Bezerra
Aluno do Laboratório de Criação em Gastronomia e desenvolve uma pesquisa que valoriza ingredientes como arroz e o feijão de fava do Baturité para serem utilizados na panificação.
MESA 2 (noite): 18h-22h, CDMAC
Joan Ribas Serra
Doutor em Antropologia e diretor de projetos e área de patrimônio da Fundação Alícia.
Elies Sala Francàs
Estudos de negócios e gerente da Fundação Alicia. Especialista em organização empresarial e trabalho.
Ricardo Elesbão Alves
Pesquisador, Dr. em Ciência dos Alimentos, Pesquisador em Biodiversidade: Valoração e Uso
Chefe de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação da Embrapa Alimentos e Territórios – Maceió, AL.
Sandro Thomaz Gouveia
Professor Associado, atualmente é diretor do Instituto de Cultura e Arte e professor do curso de bacharelado em Gastronomia da Universidade Federal do Ceará.
Felipe Ribenboim
Formado em Gastronomia, trabalhou em restaurantes de São Paulo e da Espanha (elBulli e Arzak). Desde 2004 empreende investigações em gastronomia, como expedições em cultura e gastronomia.
Andrea Uchida Campos
Comunicação e marketing do Instituto ATÁ, integra a equipe de Alex Atala, do D.O.M., atualmente considerado o 9° melhor restaurante do mundo pelo S. Pellegrino World´s 50 Best Restaurants e detentor de duas estrelas no prestigiado Guia Michelin.
Fábio Roldan
Diretor executivo do Instituto Brasil a Gosto, é formado em Engenharia Mecânica, com especialização em Produção Industrial, ambas pela FEI; tem pós-graduação em Gestão Empresarial e MBA em Marketing, ambos pela FGV.
Morena Leite
Chef de cozinha e confeitaria formada no Cordon Bleu Paris. Além dos restaurantes Capim Santo (São Paulo e Rio) e Santinho (no Museu da Casa Brasileira, Instituto Tomie Ohtake e Teatro Municipal), comanda um Buffet-Catering (Buffet Capim Santo), onde realiza grandes eventos e o Instituto Capim Santo, centro de capacitação gastronômico para jovens de escolas públicas.
Sobre os Laboratórios de Criação
Iniciativa inspirada na experiência da Porto Iracema das Artes, Escola de criação e formação ligada ao Instituto Dragão do Mar e à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, se constitui em espaços para experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos a partir da imersão em processos formativos desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas, sob a qualificação e o acompanhamento de mentores, por meio de orientações individuais, oficinas, palestras e masterclasses.
No dia 15 de outubro de 2018, a Escola de Gastronomia Social lançou, no site do Dragão do Mar, edital para os Laboratórios de Criação, que recebeu projetos em panificação e confeitaria para serem desenvolvidos com o apoio do corpo de profissionais da instituição e de mentores convidados entre grandes nomes da gastronomia nacional. Durante a elaboração do Edital, a Escola contou com a parceria de renomadas chefs e pesquisadoras da área, nomes destacados como Neiva Terceiro (Neiva Terceiro Padaria Artesanal), Vani Pedrosa (coordenadora do Projeto Primórdios da Cozinha Mineira do SENAC), Joanna Martins (Manioca), Gabriela Franzoi (coordenadora do projeto Lab. Maní), Sanae Mattos (Capim Santo) e Claudia Muniz (Instituto Capim Santo), além da participação remota da chef Morena Leite (Capim Santo). A comissão de seleção foi formada por João Lima (articulador de Gastronomia do Governo do Estado), Sandro Gouveia (Diretor do Instituto de Arte e Cultura da UFC e criador do curso de Gastronomia da UFC), Eveline Fonteles (professora e pesquisadora em hospitalidade e cultura alimentar), Aldeniza Girão (consultora do Senac), Neiva Terceiro e Nádia Guilherme (antropóloga e pesquisadora de cultura alimentar).
Já em fase de conclusão desta primeira edição dos Laboratórios, a Escola de Gastronomia Social realizou, entre os dias 14 e 18 de janeiro de 2019, um ciclo formativo gratuito e aberto ao público, com mesas redondas, workshop e aula-show. Além dos pesquisadores e mentores, a programação contou ainda com a participação de Danilo Montanha (Bom Samaritano, Moçambique), Neide Rigo (autora do livro Mesa Farta no Semiárido), Joyce Galvão (Autora A Química dos Bolos) e Teresa Corção (O Navegador)
SERVIÇO: Programação de Encerramento da 1ª edição dos Laboratórios de Criação da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
Dia 29/01
19h30 à 0h – Cerimônia festiva de lançamento dos resultados da primeira edição dos Laboratórios de Criação em Gastronomia
Local: terraço da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (Rua Manuel Dias Branco, 90 – Cais do Porto)
Acesso restrito a convidados
Dia 30/01
9h às 10h – Apresentação dos projetos desenvolvidos nessa primeira edição dos Laboratórios de Criação em Gastronomia, com Thiago Andrade (Instituto Brasil a Gosto), André Luiz (André Nutrichef), Gabrielle Mahamud (Flor de Sal), Alex Duarte (Padoca do Alex) e os selecionados na 1ª edição dos Laboratórios de Criação da EGSIDB Rafaela Medeiros, Antônio Bezerra, Ana Parente e Janderson Pinheiro .
Local: Cozinha Show da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco
Capacidade: 40 lugares
Acesso gratuito por ordem de chegada, sujeito à capacidade do local.
18h às 21h – Mesa Redonda “Os caminhos da cultura alimentar do Ceará”, com Joan Ribas Serra e Elies Sala Francàs (Fundação Alícia), Ricardo Elesbão Alves (Embrapa Alimentos e Territórios), Sandro Thomaz Gouveia (ICA/UFC), Felipe Ribenboim (Fruto) , Adrea Uchida Campos (Atá), Fábio Roldan (Instituto Brasil a Gosto) e Morena Leite (Capim Santo).
Capacidade: 108 lugares
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81).
Acesso gratuito por ordem de chegada, sujeito à capacidade do local.