Além da oferta ser boa, as frutas da estação trazem grandes benefícios para a saúde por estarem em seu período de cultivo natural
Vivemos em um país tropical onde uma das principais vantagens é, sem dúvida, a variedade de alimentos naturais que se adaptam ao nosso clima e ao nosso solo. Logo, isso possibilita termos uma gama de opções para investir em um cardápio farto e nutritivo. Quando optamos por comprar frutas de época, somos beneficiados por ter em mãos alternativas mais saborosas e aromáticas, tornando ainda mais gostoso o hábito de consumir esses alimentos.
O Mercadinhos São Luiz está sempre atento, por isso possui uma sessão de hortifruti fresquinha e cada safra oferece um preço especial para seus clientes. Esse período por exemplo, de janeiro à março, as frutas em abundância são abacate, abacaxi, cajá, laranja, pêssego, caqui, cereja e maracujá. Segundo o comprador dos Mercadinhos São Luiz, Wilson Ângelo, os preços podem cair até 60% nesse período.
Não é apenas a maior oferta que faz com que valha mais a pena investir na fruta da época. Os benefícios vão muito além e são sentidos tanto no paladar, quanto no bolso. Segundo o nutricionista Roberto Duarte, frutas e verduras da estação são mais nutritivos em comparação com os demais, por estarem em seu período de cultivo natural, dessa forma conseguem reter com mais facilidade os nutrientes do solo.
De acordo com o nutricionista, priorizar os alimentos da estação também é super importante para gerar variabilidade de nutrientes. “Ao optar por eles em suas respectivas safras você estará gerando uma rotatividade de nutrientes para o seu organismo de acordo com a natureza. Aumentando o aporte de nutrientes, e garantindo assim uma nutrição mais eficiente”. Reforça, Roberto.