A Fruit Logistica, maior feira de fruticultura do mundo, que acontece anualmente em Berlim, Alemanha, esse ano aconteceu na última semana. Um dos destaques da comitiva brasileira presente no evento foi o melão, cujo Ceará é o maior exportador brasileiro. O Estado exportou cerca de U$ 85 milhões em frutas em 2018, sendo que o melão, sozinho, representou mais de 73% desse montante.
Um dos grandes responsáveis por esses números é o setor de logística, cada vez mais especializado no transporte de frutas frescas. Zakaria Benzaama, sócio diretor do Grupo FTrade e integrante do grupo cearense presente no evento, explica que a logística adequada é sinônimo de transporte com qualidade, minimizando os possíveis prejuízos para a exportação de cargas delicadas: “Esse mercado é muito competitivo mundialmente e movimenta milhões de dólares todos os anos. Então precisamos fazer tudo para garantir a qualidade na entrega, minimizando os custos. Nós não podíamos deixar de participar desse grande encontro, que se tornou uma fonte de conhecimento e bons negócios para o trade de frutas cearense”.
A Fruit Logistica recebeu mais de 78 mil visitantes profissionais provenientes de 130 países. Do Brasil, segundo a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivado (ABRAFRUTAS) 23 empresas associadas compuseram a comitiva.