Ainda entre as estaduais, a Uece está entre as 13 mais bem avaliadas do país
O Ranking Web of Universities classifica as melhores universidades do mundo por país e elegeu a Universidade Estadual do Ceará (UECE) como a 3ª melhor universidade estadual de todo o Nordeste, ficando atrás apenas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Considerando o cenário nacional, a UECE se mantém entre as 13 melhores universidades estaduais e ocupa a 62ª posição entre todas as instituições de ensino superior do país. A performance coloca a UECE entre as 4% mais bem colocadas da América Latina.
O Ranking Web of Universities realiza a pesquisa com quase 30.000 instituições em todo o mundo e a UECE ocupa a posição 2395, superior a 92% da lista completa. O objetivo do relatório é promover a presença acadêmica na Internet, apoiando as iniciativas de acesso aberto para aumentar a transferência de conhecimento científico e cultural gerado pelas universidades para a sociedade. No caso da Estadual do Ceará, essas publicações estão disponíveis nos sites dos Programas de Pós-Graduação e em outras páginas eletrônicas, tornando possível seu acesso livre por meio de buscas no Google.
O levantamento foi divulgado já neste 2019 e teve classificação do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), que é vinculado ao Ministério da Educação e Formação Profissional da Espanha. Para o chefe de gabinete da reitoria da UECE, Edmar Pereira, o reconhecimento é resultado da dedicação de todos os colaboradores que atuam no ensino superior público do Ceará. “Mais uma vez, a presença da UECE no ranking mostra a excelência alcançada por nossos pesquisadores, alunos e servidores, que fazem da nossa estadual a universidade de referência em diversas áreas do conhecimento”, avalia.
Quatro indicadores são levados em consideração no ranking, que é divulgado a cada seis meses, pelo Cybermetrics Lab, que pertence ao Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha, ligado ao governo espanhol e dedicado ao fomento da investigação científica e tecnológica: presença, visibilidade, transparência e excelência.
No caso da Presença (tamanho), considera o número de páginas do domínio principal da instituição. Incluídos todos os subdomínios que compartilham o domínio principal e todos os tipos de arquivos como documentos em PDF. Já o Impacto (visibilidade), avalia o número das redes externas (sub-redes) originando links para as páginas da instituição. Abertura (transparência) está relacionada ao número de citações e Excelência é o índice do número de artigos mais citados.