Qualificação ] Dr. Diógenes Rocha estará em Fortaleza para capacitar profissionais da Associação Beija Flor (ABF) no mês de março.
Entre os dias 7 e 11 de março, o cirurgião plástico especialista em cirurgias para correção de lábio leporino, Dr. Diógenes Rocha estará em Fortaleza para capacitar profissionais da Associação Beija Flor (ABF). O médico é Membro Fundador e Titular da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio Maxilo Facial e tem experiência em Cirurgia Plástica e Restauradora e no tratamento de Fissura Labiopalatina. Por ser especialista e referência no Brasil em deformidades craniofaciais fez parte da equipe que operou o piloto Felipe Massa, após o acidente do GP da Hungria em 2009, como cirurgião craniomaxilofacial.
Durante a passagem do Dr. Diógenes Rocha em Fortaleza serão realizados 60 atendimentos e seis cirurgias demonstrativas. Ao todo serão capacitados 30 profissionais, entre médicos, dentistas, fonoaudiólogos, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais.
Segundo o co-fundador da ABF e Cirurgião Buco-Maxilo-Facial, Dr. José Ferreira Cunha a vinda do cirurgião a Fortaleza vai propiciar a capacitação dos profissionais da ABF em cirurgias para correção de lábio leporino. A intenção da Associação Beija-flor com essa capacitação é levar para o interior do Ceará o atendimento, que hoje é realizado somente em Fortaleza pelo Hospital Infantil Albert Sabin e Associação Beija Flor, descentralizando o atendimento na Capital.
Os profissionais capacitados viajarão para o interior dentro do Projeto de missões organizadas pela Associação Beija Flor e levar o conhecimento adquirido para regiões do Estado, onde é precário o atendimento a fissurados. A primeira de 2016 está programada para acontecer no primeiro semestre, na cidade de Sobral, entre os dias 24 a 27 de maio. Nesta primeira missão serão feitos 100 atendimentos e 25 cirurgias, na Santa Casa. No segundo, em novembro, semestre será a vez do Cariri.
Atualmente, a cada 650 crianças que nascem no Brasil, uma vem ao mundo com lábio leporino, que é uma má formação que ocorre durante a gestação. Alguns fatores de risco são conhecidos, como exposição à radiação ou certos medicamentos na gravidez e histórico familiar. Mas a ciência ainda investiga as possíveis mutações genéticas por trás do problema. No Ceará são 13.000 pacientes por ano. Segundo Dr. José Ferreira há hoje em torno de 3.000 pacientes em tratamento. “Realizamos em média 360 cirurgias por ano, no Ceará, mas precisaríamos realizar 1.200 por ano, para termos a demanda controlada. Em média cada paciente precisa de três cirurgias para a reabilitação, além do acompanhamento durante todo crescimento, até os 21 anos. Se não realizar as cirurgias e o tratamento clínico adequado, o paciente fica sequelado por toda vida”, afirma o cirurgião.
Associação Beija Flor
A Associação Beija Flor é uma entidade sem fins lucrativos, criada desde 2001 por profissionais voluntários, que surgiu do desejo de transformar a vida de pessoas que nasceram com fissura labiopalatina, popularmente conhecida como lábio leporino, uma má formação congênita que se manifesta ainda na gestação, na etapa inicial do desenvolvimento do embrião.
Atualmente, são realizados mais de 250 atendimentos por mês com pacientes de todo o Ceará e até mesmo de outros estados. Com uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais especializados em deformidades craniofaciais, a Associação acolhe gratuitamente crianças, jovens e adultos que buscam atendimento na esperança de um dia poder sorrir naturalmente.
Por acreditar que todos têm direito a uma vida digna, a entidade realiza ações de acolhimentos para dar o melhor a estas crianças que merecem não só belos sorrisos, mas acima de tudo, o bem estar emocional, afetivo e psicológico. Através de doações a instituição busca reescrever estas histórias que podem sim ter um final feliz!
- postado por Oswaldo Scaliotti