Escrita e interpretada pela rapper ativista Rosa Luz, música fala sobre poder feminino, respeito e fim da violência contra as mulheres durante a folia
São Paulo, fevereiro de 2019 – O Carnaval é temporada de diversão e alegria, mas também é uma oportunidade de discutirmos liberdade, respeito e o poder das mulheres para serem quem quiserem e ousarem. As roupas leves, curtas e o clima descontraído são muitas vezes confundidos e o assédio se intensifica. Pensando nisso, a Avon, marca que há mais de 130 anos contribui para o empoderamento de milhares de mulheres ao redor do mundo, convidou blocos feministas a pensarem sobre o carnaval que elas querem, jogando luz – e cores – na discussão de equidade de gêneros e de quebra de estereótipos que a cada ano aumenta durante a folia.
Além de receberem patrocínio da marca, os blocos Siga Bem Caminhoneira (SP), Pagu (SP), Vaca Profana (PE), Toco-Xona (RJ) e Mulheres Rodadas (RJ) se uniram com a rapper Rosa Luz, para compor um grito de resistência das mulheres no carnaval 2019. A música “O Carnaval Que Elas Querem” é uma crítica ao assédio e um manifesto sobre liberdade, respeito e diversidade. Rosa Luz, além de ser uma figura importante e ativa na luta das mulheres transexuais, também participou de diversas campanhas da marca, como a campanha que venceu o Prêmio Insta Stories Festival 2019, ao lado da jogadora Marta, para falar sobre a importância do olhar e da visibilidade.
Peças desenvolvidas para a comunicação da música
Em 2019, um ambiente mais seguro para as mulheres ganha força com a vigência da Lei da Importunação Sexual (13.718/2018), que tipifica o crime de assédio e estipula uma pena de 1 a 5 anos de prisão para o agressor. E para somar ainda mais com iniciativas que fortalecem a liberdade da mulher, a Avon e o Instituto Avon também se uniram ao movimento “Não é Não”, reforçando a luta em respeito ao corpo feminino por meio da distribuição de tatuagens temporárias e leques do projeto. O intuito da iniciativa, criada em 2017, é formar uma rede de apoio entre mulheres para tornar o Carnaval um lugar seguro e livre de assédio.
”Nosso compromisso como marca sempre foi apoiar mulheres na descoberta do poder transformador de si mesma. Reunir representantes dos blocos e movimentos com suas diversas vozes e causas foi um processo enriquecedor que resultou em um manifesto poderoso e significativo. Para nós, levantar a bandeira da democratização da beleza também diz muito sobre ações que celebrem a união entre as mulheres e o respeito ao poder de escolha delas. ” afirma Danielle Bibas, vice-presidente de Marketing da Avon Brasil.
As ações fazem parte da campanha da nova coleção de batons Nudes Ultramatte da marca, que traz 9 cores que contemplam diferentes tonalidades de pele. Com textura ultra confortável, acabamento 100% matte, os produtos acompanham os já conhecidos e amados tons de vermelho e rosa de Avon True; são mais de 27 cores em toda linha. Afinal, variedade, valorização e respeito às diferenças são palavras de ordem para a Avon.
A música “O Carnaval Que Elas Querem” está disponível no YouTube. Acesse: https://bit.ly/2BYj3Vp
Confira abaixo a letra na íntegra.
FICHA TÉCNICA
Produtora de audio: Boogieman
Produtora executiva: Fabi Gimenez
Produtores musicais: Dimi Kireff e Fabio Smeili (Zamunda)
Letra: Rosa Luz + Gabriela Rodrigues
Título: O Carnaval que elas querem.
Cliente: AVON
Idealização do projeto e earned media strategy: Soko Crafting Connections
Head of Media and Influencers: Pedro Tourinho
Head of Strategy: Felipe Simi
Head of Operations: Brisa Vicente
Creative Data Leader: Rafael Caldeira
Account Leader: Renata Cintra
Creative Data Manager: Gabriela Rodrigues
Coordination and attendance: Bianca Iaconelli e Priscilla Sampaio
Hub Avon: J. Walter Thompson Brasil, Mutato e Icherry
CCO: Ricardo John
Head de Mídia: Giovanna Venturelli
Direção de Criação: Danilo Janjacomo e Talita Cardozo.
Redator: Marcel Ares.
Diretor de Arte: Dandara Hahn
Diretora de conteúdo: Bibiana Saldanha
Head of Global Business Camp; operations: Larissa Zucatelli
Atendimento: Kleber Bonaparte Filho e Elisa Graeff
Mídia: Vanessa Pupato, Luana Belchior, Naraiane Fronza, Iuri Borges, Alexandre Ruiz.
Planejamento: Annelize Conti
Influência: Carolina Bertelli e Carolina Guimarães.
Aprovação Cliente: Danielle Bibas, Juliana Barros, Miguel Marsicano, Lucas Fajardo e Juliana Marchioretto.
LETRA
E vem chegando, vem chegando, vem chegando, vem (2x)
Nesse carnaval eu não quero problema
Nesse carnaval eu quero ser quem eu quiser
Liberdade para os corpos.
Só não vale desrespeito se vestindo de mulher.
Nesse carnaval eu só quero sarrar, sarrar
Quero ser mais respeitada independente da roupa que eu usar
De como eu quiser dançar, qual batom que vou usar
Com as minas e as monas
Descendo até o chão
Descendo até o chão
Com as bixas, as travestis e as sapatões
Descendo até o chão
Descendo até o chão
E se o macho quer colar
Vai ter que nos respeitar
Ou a gente vai gritar
Não é não. Não é não (5x)
Nesse carnaval não quero ter vergonha
Nosso corpo é liberdade, chega junto nessa onda
Como carne eu não quero ser tratada
Mesmo se eu estiver pelada
Nessa festa, só quero ser respeitada
Hoje a gente está unida pra falar
Que tu vai ter que respeitar
Com as minas e as monas
A gente escolhe quem a gente quer beijar
Tu vai peitar? Respeita as minas
Nosso bonde é maioria
Travesti, cheguei na rima
E a beleza brasileira é plural
Nós queremos liberdade não só nesse carnaval (repete 2x)
E se o macho quer colar
Vai ter que nos respeitar
Ou a gente vai gritar
Não é não. Não é não (5x)
Sobre a Avon
A Avon, a empresa voltada para as mulheres, é líder mundial no mercado de beleza, com uma receita anual próxima a US$ 6 bilhões. Uma das maiores empresas de venda direta do mundo, comercializa seus produtos em aproximadamente 50 países por meio de cerca de 6 milhões de revendedores autônomos. O portfólio de produtos da Avon inclui itens de beleza de alta tecnologia e apresenta marcas de qualidade mundialmente reconhecidas como Avon True, Mark, Color Trend, Mark, Renew, Advance Techniques, Avon Care e Avon Naturals. Além disso, o portfólio de Avon inclui produtos de vestuário como a linha de lingerie Avon Signature e voltados para a casa como Inoware. A empresa é pioneira em venda direta de cosméticos no Brasil, onde está desde 1958. Atualmente, o país conta com a maior força de vendas da Avon – 1,5 milhões de revendedoras – e é também a maior operação da companhia no mundo. Para obter mais informações sobre a Avon no mundo, visite o site: www.avoncompany.com
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SOBRE O INSTITUTO AVON
Há 15 anos o Instituto Avon se dedica em salvar vidas e é por isso que sempre apoiou e desenvolveu ações que tenham em sua essência a premissa de superar dois dos principais desafios à plena realização da mulher: o combate ao câncer de mama e o enfrentamento das violências contra as mulheres e meninas. Ano após ano, o trabalho do instituto tem contado com parcerias importantes e a colaboração e dedicação de muitas pessoas e organizações para fazer com que, a cada dia, mais pessoas recebam informações sobre as causas e saibam como agir. Como braço de investimento social da Avon, empresa privada que investiu mais de 150 milhões em ações sociais voltadas às mulheres no Brasil, o Instituto já apoiou a realização de mais de 300 projetos e ações, beneficiando 6 milhões de mulheres.
Violências contra as mulheres e meninas
No enfrentamento das violências contra as mulheres e meninas o Instituto Avon atua há 10 anos e já destinou R$ 30 milhões para 153 projetos voltados ao fortalecimento e integração da rede de proteção à mulher em situação de violência. Além disso, já contribuiu com a formação de mais de 2 mil agentes públicos (policiais, ouvidores, juízes, e agentes de saúde), possibilitou que mais de 4 mil advogados e terapeutas passassem a oferecer serviços gratuitos à população por meio do Mapa do Acolhimento e 7 mil atendimentos online pelo aplicativo Mete a Colher. Também contribuiu para fazer com que mais de 2 mil mulheres passassem a receber atendimento individualizado e apoiou mais de 25 Delegacias da Mulher.
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