Em parceria com Endeavor, programa Gerdau Builders selecionará dez empresas para sua primeira turma até 29 de abril
Estão abertas as inscrições para a primeira turma do programa Gerdau Builders, uma parceria entre Gerdau e Endeavor para aceleração de empresas e fomento à inovação. Até o dia 29 de abril, empreendedores de todo o país nas áreas de construção civil e reciclagem poderão participar da seleção por meio do site (https://endeavor.org.br/scaleup/gerdau-builders). Para fazer parte do programa, a empresa deve apresentar potencial de crescimento e um modelo de negócios estruturado.
Os dez selecionados para o Gerdau Builders serão acompanhados por executivos Gerdau e Endeavor ao longo dos cinco meses de aceleração, que envolve mentorias individuais e coletivas, além de workshops em São Paulo. O contato com o ecossistema de scale-ups deve promover novos modelos de negócios. O objetivo é gerar valor e impacto em ações de sustentabilidade e responsabilidade social, especialmente relacionadas a temas de reciclagem e moradia.
O Gerdau Builders busca parceiros que apoiem a empresa a encontrar soluções para as áreas de: Building Information Modelling (BIM); soluções de gestão de obras; marketplaces; financiamento para construção civil; sistemas construtivos; construções modulares; regularização; drones; mapeamento de topografia; logística reversa de reciclagem; soluções de coleta e reciclagem; economia circular; gestão de resíduos e afins. “Acreditamos que sustentabilidade e responsabilidade social são bases para a construção do futuro do nosso país. Por meio da aceleração e da parceria com a Endeavor, a Gerdau aposta no desenvolvimento de empreendedores e novos negócios que devem superar os desafios nessas áreas”, diz Paulo Boneff, gerente de responsabilidade social da Gerdau.
“Ficamos muito felizes por começarmos um programa de aceleração ao lado da Gerdau. Além de ser referência como uma das maiores produtoras de aço das Américas, é uma empresa comprometida com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua e que tem investido bastante em inovação”, diz Luis Felipe Franco, head de aceleração da Endeavor. “E, unindo forças com o trabalho que desenvolvemos na Endeavor, temos certeza que poderemos impulsionar ainda mais o crescimento de empreendedores que atuam nesse setor”, complementa.
Hoje, a Gerdau é responsável pela compra de cerca de 12,6 milhões de toneladas de sucata por ano, cuja reciclagem representa quase metade da sua produção nacional. A empresa aposta no fortalecimento do sistema de uso dos materiais recicláveis como incentivo à substituição dos recursos naturais no setor siderúrgico. Esta iniciativa impacta positivamente o ciclo produtivo por meio da conservação de matérias-primas, redução do consumo de energia e queda das taxas de emissão de CO2.
Para 2019, a produtora de aço acredita no início da recuperação do setor de construção civil nacional, um mercado que movimenta aproximadamente R$ 300 bilhões ao ano e gera 6,5 milhões de empregos, segundo dados do IBGE. Para fomento da área, a Gerdau integra as principais iniciativas que promovem seu desenvolvimento, como o Lab Habitação, para estímulo de soluções habitacionais para população de baixa renda; o Juntos Somos +, programa de fidelidade e qualificação da mão de obra para construção; além de ser um dos principais parceiros da ONG TETO, tendo apoiado a construção de mais de 2 mil casas em todo o Brasil.
Sobre Gerdau
A Gerdau é uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que ampliam o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.
Sobre a Endeavor
Organização global sem fins lucrativos com a missão de multiplicar o poder de transformação dos empreendedores. No Brasil desde 2000, promove um ambiente de negócios que estimule o crescimento e o impacto dos empreendedores à frente das Scale-ups, empresas de alto crescimento com modelo escalável e inovador. Nesses quase 20 anos de trabalho, já ajudou a gerar mais de R$ 4,5 bilhões em receitas anualmente e mais de 45.000 empregos diretos através do apoio a empreendedores; além de acelerar mais de 600 scale-ups (negócios que apresentam alto crescimento e modelo de negócios escalável) com programas de aceleração.