A fotógrafa Ana Carolina Fernandes é, desde cedo, apaixonada por fotografia. Depois de estudar na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, ingressou no fotojornalismo, tendo trabalhado em alguns dos maiores jornais brasileiros. Hoje, desenvolve projetos autorais documentais com uma visão mais humanista, mas sem deixar de lado o fotojornalismo. Vencedora de vários prêmios, no Brasil e no exterior, Ana Carolina ministrará uma palestra imperdível no Museu, neste sábado, às 14h. A programação é gratuita, basta se inscrever no sympla.com.br.
Alguns dos assuntos abordados serão: filmes, cromos, a era digital na fotografia, a fotografia e as redes sociais, fotojornalismo dentro de redações e independente, segurança nas manifestações, fotodocumentarismo, como trabalhar de forma independente: disciplina logística, equipamentos, escolhas de temas de trabalhos autorais, criatividade artística…
Perfil Ana Carolina Fernandes – nasceu no Rio de Janeiro, em 1963, e desde cedo demonstrou uma paixão pela fotografia, ganhando de sua mãe a primeira câmera, aos 13 anos. Estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e aos 20 anos ingressou no fotojornalismo diário tendo trabalhado em alguns dos maiores jornais brasileiros. Suas maiores referências eram Cartier – Bresson e a agência Magnum e, no Brasil, as fotógrafas Maureen Bisiliat e Claudia Andujar, que faziam longas reportagens pelos grandes sertões brasileiros e tribos indígenas. Outro olhar que encantava a jovem fotógrafa era o de José Medeiros. Acompanhava o trabalho desses fotógrafos nas revistas ‘Realidade’ e ‘O Cruzeiro’. Hoje, desenvolve projetos autorais documentais contando histórias com uma visão sempre humanista mas sem abandonar o fotojornalismo. Faz parte dos fotógrafos da Galeria Oriente no Rio e da DOC Galeria em SP. Fotos no acervo do Museu da Fotografia de Fortaleza e na coleção de Lúcia Almeida Braga Ganhou vários prêmios no Brasil e no exterior e participou em diversos livros e exposições coletivas. Tb vem expondo seus trabalhos individualmente. Colabora com jornais e revistas brasileiros e estrangeiros como a agência Reuters e o The New York Times.
Sobre o Museu
Inaugurado dia 10 de março de 2017 com a coleção Paula e Silvio Frota, o MFF recebe cerca de 4 mil visitantes por mês, que podem conferir dois andares de acervo fixo, além de mais outro que recebe exposições temporárias. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, os projetos Museu na Comunidade e Museu no Interior já visitaram diversas comunidades da capital e do interior (Maracanaú, Jericoacoara e Redenção), levando até o público em situação de vulnerabilidade, teoria e prática acerca do mundo da fotografia. Além disso, o equipamento realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de educativo formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Estácio e Escolas Técnicas do Governo do Estado.
Serviço:
Palestra Ana Carolina Fernandes
Data: 23 de março (sábado)
Horário: 14h
Local: Museu da Fotografia Fortaleza
Endereço: Rua Frederico Borges, 545 – Varjota
Inscrições: gratuitas, no site sympla.com.br
Mais informações: (85) 3017-3661