A Natura é a primeira colocada no Monitor Empresarial de Reputação Corporativa – MERCO pela quinta vez consecutiva. O ranking mede a reputação das empresas há 18 anos e já foram realizadas cinco edições no Brasil, todas lideradas pela companhia.
O presidente da Natura, João Paulo Ferreira, segue entre os dez líderes empresariais com melhor reputação no país, na 7ª colocação. “A Natura é o resultado de uma construção coletiva, baseada em crenças sólidas e fortalecida pela diversidade que compõe essa enorme rede de relações”, afirma o executivo. “Este reconhecimento reforça nossos princípios e compromissos, como o compartilhamento de riqueza, o combate ao aquecimento global e o uso sustentável de ativos da Amazônia.”
Para o elaborar a lista, o monitor realizou mais de 3 mil entrevistas com executivos de grandes empresas, especialistas de diversos setores (analistas financeiros, membros do governo, acadêmicos e representantes de ONGs, entre outros) e consumidores.
Sobre o MERCO
A medição foi elaborada na Espanha e acontece anualmente desde 2000. É um instrumento de avaliação e reputação, baseado em uma metodologia multistakeholder, composta por cinco avaliações e doze fontes de informação. Atualmente, a Merco produz seis rankings (Merco Empresas, Merco Líderes, Merco Responsabilidade e Governança Corporativa, Merco Talento, Merco Consumo e MRS) e tem presença em onze países: Espanha, Colômbia, Argentina, Chile, Equador, Bolívia, Brasil, México, Peru e em processo na América Central (Costa Rica e Panamá). No Brasil, consolidou-se como o primeiro ranking euro-americano de reputação, mas se trata de uma referência global para o assunto. É o primeiro ranking auditado do mundo, já que o monitoramento e a verificação de seu processo de produção e seus resultados estão sujeitos a revisão independente pela KPMG, de acordo com a norma ISAE 3000.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Líder no setor de venda direta no Brasil, com mais de 1,7 milhão de consultoras, faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Natura, The Body Shop e Aesop, com faturamento de R$ 13,4 bilhões em 2018. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação B Corp no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México e Peru, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, pelo Rede Natura, por meio do app, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.