Neste sábado, 13, o grupo de ginecologistas Amarsi realiza atendimentos a mulheres da comunidade do Gengibre, localizada na região da Praia do Futuro. Durante a manhã de ações, que terá início às 9 horas na Praça dos Sonhos e deve atender cerca de cinquentas pessoas, serão realizados, além de exames clínicos e consultas pré-natal, distribuição de medicamentos, entre eles anticoncepcional, e conscientização acerca da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. A ação conta com o apoio da Associação dos Moradores do Gengibre.
Segundo a última pesquisa Expectativa da Mulher Brasileira Sobre Sua Vida Sexual e Reprodutiva: As Relações dos Ginecologistas e Obstetras Com Suas Pacientes, 5,6 milhões de brasileiras não possuem o hábito de ir ao ginecologista, 4 milhões nunca procuraram a especialidade e pouco mais de 16 milhões não vão a uma consulta ginecológica há mais de um ano. Os dados, segundo a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), são de estudo publicado em fevereiro deste ano, realizado em conjunto pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e pelo Instituto Datafolha.
Uma das idealizadoras da iniciativa que deve acontecer trimestralmente, a ginecologista e obstetra Fernanda Rios explica que a ideia surgiu como instrumento de redução da falta de acesso da população feminina, sobretudo a de baixa renda, à saúde ginecológica. “Levamos em consideração os baixos índices de acesso a consultas de pré-natal e consulta anual ao ginecologista, que acontece por falta de profissionais na rede ou até mesmo falta de informação da própria paciente da importância dessa assistência”, comenta.
Fernanda argumenta que, muitas vezes, esse desconhecimento leva inúmeras mulheres a descobertas tardias de doenças que poderiam ter sido evitadas com a prevenção. “Muitas mulheres até sabem que devem ir à consulta com um ginecologista, uma ginecologista. Mas o sistema de saúde, com estrutura precária, porém, não oferece oportunidade para que essas pacientes sejam atendidas.”
Com a iniciativa deste final de semana, o grupo Amarsi espera contribuir com a prevenção, a informação, a assistência e o tratamento de grávidas e mulheres adolescentes e de meia idade, visando ao bem-estar delas e à qualidade da saúde feminina local.
Projeto Âncora do Bem
A iniciativa deste sábado inaugura o projeto Âncora do Bem. Para os meses seguintes, estão previstas manhãs de atendimento nas áreas de ortopedia e traumatologia, oftalmologia e psicologia, entre outras.