SESI e SENAI Ceará iniciaram na última segunda-feira (15/4) a execução do Programa de Educação para Jovens, da empresa Ford, que está capacitando 100 estudantes da rede pública de ensino no município de Horizonte, onde fica sediada a fábrica da Troller.
O objetivo da iniciativa é preparar jovens de 17 a 21 anos de idade para o mercado de trabalho, ampliando as oportunidades de emprego e renda. A seleção dos estudantes foi realizada com base no desempenho escolar.
A capacitação é composta de duas etapas. A primeira, realizada pelo SESI Ceará, terá 150 horas e é focada, principalmente, no desenvolvimento de competências de relacionamento e de gestão no ambiente profissional. Ela inclui as disciplinas: comunicação escrita, matemática e lógica, informática básica, comportamento saudável, noções de saúde e segurança do trabalho, higiene pessoal e no ambiente de trabalho, 5S (organização e limpeza), 3R (reduzir, reciclar e reutilizar), administração financeira, formação pessoal e social, ética, gerenciamento do tempo, relacionamento interpessoal e curso básico de inglês.
A segunda etapa, conduzida pelo SENAI Ceará, com 160 horas, é de qualificação profissional para o mercado de trabalho. Nela, os alunos têm oportunidade de adquirir conhecimentos específicos para ampliar as oportunidades de emprego e renda em funções como: auxiliar de eletricista, auxiliar mecânico de automóveis leves, auxiliar de manutenção de máquinas industriais e auxiliar administrativo.
Os cursos usam metodologias ativas para incentivar e valorizar os alunos, unindo teoria e prática. Além de palestras com executivos da Troller sobre mercado de trabalho e de terem a oportunidade de visitar a fábrica, eles serão orientados a se preparar para processos seletivos, desde a elaboração do currículo até a postura em entrevistas e dinâmicas de grupo. Ao final do curso, os estudantes poderão participar do processo seletivo de jovem aprendiz da Troller.
Os estudantes ainda serão contemplados com curso de Robótica, ofertado pelo Ford Motor Company Fund, braço filantrópico da Ford. A atividade terá 30 horas, usando a metodologia de robótica LEGO® Mindstorms®, e servirá como formação complementar para aprimorar as competências matemáticas e de raciocínio lógico dos estudantes.