Pesquisa aponta que preços de alimentos como chocolate e frutos do mar estão mais altos. Inflação nos produtos faz aumentar ofertas em restaurantes
Quando os supermercados anunciam novos preços para alimentos como peixes e chocolate, é certo que a páscoa está próxima. Alimentos como esses geralmente compõem a mesa dos brasileiros, nesse período, mas os preços, que tanto oscilam, podem comprometer o consumo nessa data comemorativa, isso é, se os estabelecimentos não aderirem a preços e promoções atraentes. Pesquisa divulgada pela Federação Getúlio Vargas (FGV), em fevereiro de 2019, aponta que a inflação dos produtos da páscoa registrou alta. Produtos como bacalhau, couve e atum registraram aumentos de 21, 19 e 10%, respectivamente, no preço.
Outro dado apontado pela pesquisa faz referência a inflação da páscoa como um todo. O registro de acréscimo é de 4,37%, 1,5% a mais que o mesmo período de 2018. O consultor financeiro Marcos Sá, analisa que o aumento do preços dos alimentos na Páscoa é um risco para a economia, que conta com períodos como esse para movimentar dinheiro e equilibrar as contas em relação meses deficitários. “Os 4,37% da inflamação da páscoa podem parecer insignificantes, mas eles alteram consideravelmente o valor final dos alimentos. Isso pode ser bom para a economia como um todo, mas na maioria das vezes é prejudicial para o consumidor. A saída, nesse cenário, para os estabelecimentos, é criar atrativos para que os clientes sejam motivados a consumir, mas sem gastar tanto ”.
Restaurantes
Mesmo com esse cenário de alta nos alimentos, muitos estabelecimentos estão se preparando com ações para atrair a clientela, e não deixar a conta mais cara cair no bolso do consumidor. Para Clea Girão, diretora do Grupo Bonelli Brasil, o faturamento no restaurante Jardim do Alchymist, um dos empreendimentos do Grupo, deve aumentar cerca de 30% este mês. E mesmo com a alta dos preços, o restaurante está oferecendo atrativos com frutos do mar e chocolate para atrair o consumidor. Combos com entrada, prato principal e sobremesa estão saindo por por R$ 64,90, e ainda é possível ganhar desconto em um vinho da casa. “Em dias comuns, o valor desse consumo pode ser o dobro, mas pensando em atrair a clientela e diante deste cenário de alta no preço dos alimentos, é sempre bom oferecer o melhor em ocasiões especiais, tais como essa”, aponta Cléa Girão, diretora do restaurante.
Além desta opção, outros comércios voltados ao setor de gastronomia também estão se preparando. O Moana Gastronomia & Arte preparou um cardápio especial e cartela de bebidas exclusivas, como opções. No Moleskine, o atrativo são os vinhos. Por R$ 69,90 o cliente pode adquirir garrafa que variam desde o branco, tinto ou espumante.
A oferta de chocolate
O chocolate é outra opção de comida que, mesmo com o preço elevado, deve ser encontrado na mesa dos brasileiros, é o que aponta pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada este mês. A pesquisa mostra que os chocolates estão 5,7% mais caros, em relação ao ano passado. Mesmo assim, as vendas devem crescer cerca de 1,5% em relação a 2018.
Inflação nível nacional
A meta da inflação, para este ano, segundo o Conselho Monetário Nacional (CMN) que é de 4,25%, variou 0,54%, o que representa a maior alta no mês de março, desde 2015. Os dados da pesquisa do Índice Nacional de Preços e do IBGE sinalizam, para o consultor financeiro, Marcos Sá, que “a variação de 0,54%, só no período da páscoa, mostra como essa data pode movimentar e melhorar a economia, isso é, se os consumidores continuarem comprando independente da oscilação dos preços”.