Com uma equipe altamente especializada, apoiada em ferramentas como Realidade Virtual e BIM, a Método antecipa e agrega celeridade às entregas
A adoção de uma gestão inovadora, apoiada na aplicação de soluções técnicas, práticas eficientes e no uso de ferramentas avançadas, como Realidade Virtual, tem contribuído para garantir que as obras da Método superem as expectativas. Um exemplo é a obra de ampliação e reforma do Fortaleza Airport, executada pelo consórcio Método-Passarelli, que até abril, totaliza mais de 60% das obras físicas concluídas.
Gustavo Aguiar, diretor Técnico da Método, uma das empresas mais destacadas e reconhecidas do setor de engenharia e construção do Brasil, conta que, entre as soluções técnicas adotadas na Reforma e Ampliação do Fortaleza Airport, optou-se, por exemplo, pela substituição de estruturas de concreto por metálicas, uma solução industrializada mais rápida de se executar. A atuação de uma equipe multidisciplinar altamente especializada, por sua vez, tem permitido sincronizar os prazos de entrega de materiais com a disponibilidade de mão de obra e dos equipamentos, nas várias etapas da obra, evitando atrasos e desperdícios. O time de planejamento da obra tem usado a metodologia Lean Construction para a definição do plano de ataque das frentes de trabalho.
“Trata-se de um projeto complexo e que precisa levar em conta características específicas de uma operação aeroportuária. Isso inclui coordenar a movimentação de pessoas, de equipamentos e materiais em um aeroporto em pleno funcionamento onde até a programação de pousos e decolagens é considerada”, explica Gustavo. “A utilização de ferramentas e metodologias, como o BIM (Building Information Modeling), Lean Cosntruction e a Realidade Virtual, contribuem para a integração das informações entre as diversas etapas nos permitindo realizar, de forma simultânea, a gestão de atividades que são interdependentes, ampliando a eficiência e o ritmo da obra.”
O diretor da Método acrescenta que os softwares de VR e a metodologia BIM foram fundamentais na fase de definição e validação do projeto, bem como na tomada de decisão técnica e, agora, estão sendo utilizadas para facilitar a integração dos ambientes com as estruturas existentes. “As ferramentas de gestão utilizadas neste projeto garantem o fluxo de dados, sendo possível, inclusive, que os colaboradores no campo tenham acesso a modelos digitais a partir de seus próprios smartphones”, acrescenta.
Dentre a áreas que já foram entregues pelo consórcio Método-Passarelli está a integração física das salas de embarque doméstico à área central do aeroporto.
Sobre a Método Potencial Engenharia
Fundada em 1973, a Método Potencial Engenharia conta com 2.700 colaboradores e, em seus 46 anos de atuação deixou um legado importante de realizações, com milhares de obras e projetos em todo o Brasil. Em 2009, adquiriu a Potencial Engenharia, especializada em Óleo & Gás e, em 2014 consolidou a união das duas empresas.
A companhia atua em diversos setores por meio de suas três divisões de negócios: Construção Civil, Fast Construction e Industrial, atuando em projetos de grande complexidade.
A Método conta com mais de 1.000 projetos bem-sucedidos na área de construção civil, incluindo empreendimentos corporativos, edifícios residenciais, hotéis, shoppings centers, empreendimentos logísticos, complexos de entretenimento, de educação e cultura. Na divisão Industrial, foram mais de 400 contratos bem-sucedidos nos setores de energia, Óleo & Gás, indústria de transformação, portos e infraestrutura. A divisão Fast contabilizou no último ano cerca de 1.800 obras, 1.560 projetos legais, 980 projetos de instalação, 3.800 projetos de arquitetura e 7.200 laudos técnicos.
A empresa possui uma grande expertise no segmento de saúde, tendo atuado em obras importantes como o Hospital Samaritano Paulista, Hospital Sírio Libanês e Hospital Infantil Sabará, em São Paulo, bem como o Hospital Mãe de Deus e Hospital Moinho de Ventos, no Rio Grande do Sul.
Entre os projetos icônicos e de destaque estão o Theatro Municipal de São Paulo, o Complexo Ohtake Cultural, o SESC Pompéia, o Shopping Cidade São Paulo e o Market Place; os hotéis Grand Hyatt de São Paulo e Rio de Janeiro; o hotel Unique; os edifícios corporativos Rochaverá Corporate Towers, Infinity Towers e Ventura Towers; o residencial Condominium Club Ibirapuera e o parque aquático Wet’in Wild, do qual também é sócia.
Baseada em um forte compromisso com a ética, compliance e sustentabilidade, a Método foi a primeira empresa Brasileira a participar do United States Green Building Council. É membro fundadora do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável e conta com um dos maiores portfólios de projetos certificados no País. Em 2015, foi agraciada com o Prêmio Ética nos Negócios, concedido pelo Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios. Ao longo de sua história foi eleita cinco vezes a Melhor Empresa da Indústria da Construção no Guia Maiores e Melhores da Revista Exame, sendo na quinta vez premiada como Empresa do Ano.