Funcionários do Banco atuarão como voluntários para apoiar clientes e não clientes na organização de suas contas e investimentos
Iniciativa abrangerá agências de 25 municípios, sempre aos sábados, até 29 de junho
Funcionários do Santander Brasil se organizaram em um programa de voluntariado para levar orientação financeira a clientes e não clientes interessados em receber apoio para organizar suas contas e investir. A iniciativa será realizada, a princípio, em 29 agências selecionadas do banco em 25 municípios – entre elas a de Fortaleza – sempre aos sábados, das 9h às 12h, até o último sábado de junho.
Até o momento, mais de 1,2 mil funcionários do Banco se inscreveram para participar desta missão cidadã, quando poderão dar palestras, realizar assessoramento individual ou coordenar e apoiar as atividades do dia. As atividades das agências, nestas datas, serão 100% dedicadas à educação financeira – não haverá atendimento comercial. Em Fortaleza, os atendimentos serão realizados na agência do Shopping Aldeota, na Av. Dom Luis, 500 – Lj 25 a 32, por ordem de chegada.
Os voluntários, que não necessariamente atuam na rede comercial no dia a dia, passarão por uma formação para aprimorar suas competências e garantir a qualidade da experiência do público atendido. Quem visitar as agências também receberá indicações de ferramentas e cursos on-line sobre os temas abordados.
A iniciativa nasceu de uma proposta do presidente do Santander Brasil, Sérgio Rial, que divulgou a intenção do Banco de ceder a estrutura das agências para os voluntários em um vídeo manifesto. “Educação financeira é valorizar o que se tem, seja pouco, seja muito. É cuidar, é aprender, é ter disciplina. E criar confiança para dizer não. Essa reflexão é importante no nosso Brasil de hoje. Ainda somos 12 milhões de desempregados e 63 milhões de pessoas que ainda tem alguma dívida atrasada”, afirmou Rial, na mensagem publicada em março último nas redes sociais.
A head de Sustentabilidade do Santander, Karine Siqueira Bueno, explica que o programa pode crescer e se consolidar como uma prática da Instituição. “A educação financeira ainda é uma lacuna no Brasil. Existem iniciativas importantes, como a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), mas ainda há um longo caminho a ser percorrido por toda a sociedade. Nossos funcionários compreenderam a importância de fazer parte dessa mobilização”, afirma a executiva.
Em fevereiro, o Banco lançou uma ferramenta online de educação financeira gratuita para seus clientes, o Santander ON. O serviço oferece uma radiografia de todos os compromissos financeiros do correntista, e alerta para eventuais pendências na Receita Federal, Serasa e Banco Central. Com interface amigável, a plataforma indica o caminho para a resolução rápida em caso de restrição ao CPF. Conforme a situação, o banco poderá até mesmo oferecer uma linha de crédito para permitir a quitação da dívida pendente.