Mudança faz agência de viagens on-line de viagens sanar desafios de escalabilidade e reduzir a quantidade de servidores de 82 para 39
It’s all about people. Traduzindo: “É tudo sobre pessoas”. Esse é um dos valores que fazem parte dos mandamentos do Hurb – Hotel Urbano, a agência online líder nacional, que tem como princípio de oferecer a melhor experiência de compra aos seus milhares de viajantes. Pensando nisso, a empresa de viagens aumentou a rapidez e a qualidade do atendimento ao cliente, migrando para o sistema Google Cloud (GCP). Dessa forma, modernizou sua infraestrutura, ampliando sua capacidade de escalabilidade, ou seja, mais rapidez e agilidade na hora do viajante navegar pelo site, realizar uma busca ou realizar uma compra.
E o que isso representa para o cliente final? Economia de tempo, uma melhor experiência não só de compra, mas de relacionamento com a marca. E a data escolhida para a mudança foi o mês de Novembro, durante a Black Friday, uma das maiores data do varejo mundial. Durante esse período, milhares de pessoas acessam o site, ocasionando lentidão, queda da página da web ou até tirar a página do ar. Na ocasião a empresa registrou 39 mil acessos no site e 9 mil usuários simultâneos em seu aplicativo móvel durante a campanha relativa à data, sem nenhuma indisponibilidade.
Para especialistas da área de tecnologia da empresa, o Hurb também ganha com isso e deve ter uma economia de até 40% em três anos. A empresa atende um volume mensal de mais de 250 mil diárias, em 6,5 mil destinos no mundo. Para o engenheiro de desenvolvimento do Hurb, Leandro Souza, a parceria com o Google foi fundamental para a excelência do projeto:
“Nosso principal desafio era resolver algumas questões técnicas de escalabilidade. Durante toda a migração para GCP sempre recebemos apoio do Google para troca de informações sobre tecnologia”, afirma Leandro que aponta outros aspectos “Ganhamos muito em elasticidade e não precisamos adaptar a infraestrutura, apenas encaixar nossos mais de 86 micros serviços no novo sistema de orquestração”, conclui o engenheiro.
O Hurb, agência online de viagens líder nacional, oferece diariamente mais de 400 mil opções de hotéis e pousadas espalhados por todo o mundo, sendo mais de 8 mil apenas no Brasil. Além disso, registra mais de 6 mil reservas ao dia, em 6.500 destinos mundo afora.
SOBRE O HURB
Sempre tendo por princípio oferecer a melhor experiência não apenas de compra online, mas de viagem, aos seus clientes, o Hurb nasceu em janeiro de 2011. Com a missão de inspirar e transformar vidas por meio de viagens, a agência online de viagens já gerou milhares de empregos diretos e indiretos, fomentou novos destinos e auxiliou no desenvolvimento de pequenos e médios empreendedores. Durante os últimos anos, o Hurb vendeu milhões de diárias para viajantes de todo o Brasil. Nos próximos anos, planeja vender algumas dezenas de milhões de diárias para viajantes não apenas brasileiros.