Participar do desenvolvimento do país nos aspectos econômico, social e ambiental é um dos principais objetivos do Grupo Aço Cearense, cuja atuação baseia-se em um alinhamento de seus negócios com uma gestão socialmente engajada. Líder no segmento do aço nas regiões Norte e Nordeste, o Grupo conta com 4 empresas e 1 Instituto com atuação no Ceará, Pará e Tocantins: Aço Cearense Comercial, Aço Cearense Industrial, SINOBRAS, SINOBRAS Florestal e Instituto Aço Cearense.
Em alusão do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, o Grupo reforça seu compromisso com o bem-estar do planeta, sempre buscando recursos que facilitem os processos e mantenham a sustentabilidade do meio ambiente.
O Grupo desenvolve também projetos voltados para as áreas sociais com a ajuda do Instituto Aço Cearense, que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. O Instituto apoia também colaboradores das empresas do Grupo que se destacam no esporte e realiza campanhas com diversas ações de solidariedade, como arrecadação de roupas, produtos de higiene pessoal, alimentos e brinquedos. O Instituto Aço Cearense acredita que o trabalho social é um esforço conjunto para que a sociedade cresça, desenvolvendo pessoas por meio da promoção da cidadania, da reabilitação e da integração.
Sustentabilidade ambiental
As empresas do Grupo Aço Cearense trabalham com atenção no gerenciamento de seus resíduos e controles legais ambientais, com o objetivo de garantir o melhor desempenho, o pleno acompanhamento das destinações e reduções dos resíduos gerados, bem como o cumprimento de todas as obrigações legais.
O Grupo é o maior reciclador de aço do Norte-Nordeste brasileiro e trabalha sob a ótica da Economia Circular. Na SINOBRAS, a produção do aço é feita com 70% de sucata e 30% de ferro-gusa líquido. A SINOBRAS Florestal, outra empresa do Grupo localizada em São Bento do Tocantins (TO), é fornecedora de redutor bioenergético, com 15 fazendas próprias de plantio de eucalipto, em uma área de 25 mil hectares. A empresa conta com duas Unidades de Produção de Redutor Bioenergético com capacidade produtiva de 25.500 metros cúbicos. Possui 46 fornos retangulares, que mitigam os impactos ambientais e produzem o redutor bioenergético que é utilizado pela SINOBRAS.
Contribuindo para o incremento socioeconômico da região, a SINOBRAS Florestal gera cerca de 200 empregos diretos e, por ocasião do plantio, outros colaboradores são somados para operações sazonais.
O uso consciente de recursos naturais é uma diretriz importante da SINOBRAS Florestal, que adota uma postura de responsabilidade com os valores ambientais e sociais, que vão desde o cuidado com o meio ambiente até a melhoria na qualidade de vida das pessoas da região onde atua.
Entre os exemplos de ações e projetos implementados pelo Grupo Aço Cearense que reforçam essa filosofia de sustentabilidade estão:
– Gestão de resíduos – em suas empresas, o Grupo aplica metodologias com o objetivo de ter melhor desempenho e acompanhamento das destinações e reduções dos resíduos gerados.
Na SINOBRAS, no processo de Sinterização são reaproveitados os coprodutos gerados durante o processo de produção do aço e produzido o sínter, matéria-prima utilizada como parte substituta do minério de ferro na produção do gusa.
A logística reversa é outra prática de preservação ambiental realizada no Grupo Aço Cearense, aplicada em baterias, que, após o final de sua utilização, são encaminhadas para o fabricante e recebem destinação correta. Da mesma forma acontece com os pneus, que são encaminhados para ecopontos.
A destinação de óleos lubrificantes após o uso, é feita com o rerrefino de óleo lubrificante usado ou contaminado (oluc). Esse processo transforma o óleo usado em óleo básico novamente, por meio de empresas parceiras, evitando que esse resíduo perigoso seja descartado no meio ambiente.
– A preocupação com o uso da água ocorre desde o início da operação em suas empresas, por meio de um robusto sistema de captação, tratamento, recirculação, torres de resfriamento de água e tanques de decantação, que garantem a recirculação da água utilizada nos processos industriais. Em 2018, foi alcançada a marca de 98,35% de água recirculada nos processos.
– Implantação do Projeto Reciclo, com o objetivo de consolidar a coleta seletiva no Grupo Aço Cearense, o qual inclui as atividades de caracterização dos resíduos, adequação das áreas, treinamento de colaboradores, monitoramento dos resultados e auditorias internas;
– Ações de doações de mudas de árvores com os colaboradores e em diversas comunidades onde eles residem e nas quais a empresa atua.