O LabCIU, idealizado pelo Ateliê Casamata, vem realizando desde março, ações de pesquisa, formação e criação artísticas voltadas à Arte Urbana
O Laboratório de Criação e Intervenção Urbana segue com as atividades que tiveram início no mês de abril. Já passaram pelo projeto diversos artistas que compartilharam com os jovens participantes suas práticas e saberes ligados à arte urbana como lambe, fotografia, grafitti e performance. Esta semana será a vez das oficinas “Antilugar” e “Imersão Visual” que serão conduzidas pelo coletivo Terroristas del Amor e o artista Pirata Hemfil, respectivamente. O LabCIU foi contemplado no XI Edital Ceará de Incentivo às Artes – Artes Visuais em 2016 e conta com Apoio Institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e Apoio Cultural da Rede Cuca.
Dhiovana Barros e Marissa Moana, do coletivo Terroristas del Amor, conduzem esta semana a oficina “Antilugar” que parte do estudo da tese “Não lugar” de Marc Augé. Abordando como não-lugares o espaços periféricos e não centrais de Fortaleza, os participantes desenvolverão mapas invisíveis da cidade. A atividade acontece de 11 a 14 de junho, das 14 às 17h, no Cuca Jangurussu.
Pirata Hemfil estará a frente da oficina “Imersão Visual. Serão fomentadas ações concretas que viabilizem o empoderamento da juventude, formando lideranças do movimento popular e multiplicando o aprendizado e conhecimento da cultura Hip Hop utilizando o graffiti como ponte para criar esse novo diálogo. A atividade acontece na sede da Cia. Bate Palmas, de 11 a 13 de junho, das 9h às 12h. As inscrições podem ser realizadas presencialmente para as duas atividades.
Sobre o LabCIU:
O Laboratório de Intervenção Urbana está sendo realizado através de dois percursos formativos que acontecem com oficinas teórico-práticas guiadas por mentores e mentoras.
O percurso IMERSÃO conta com nove oficinas focadas em práticas interventivas, desde o graffite, lambe, fanzine, espaço urbano, patrimônio e periferia, entorno, comunidade e meio ambiente.
Já o ROTA DE FUGA, trará quatro oficinas/proposições que trabalham com os atravessamentos entre corpo, cidade, memória, território e pensamento. Ele acontecerá de forma paralela ao IMERSÃO.
SERVIÇO:
Laboratório de Intervenção Urbana – Ateliê Casamata
De abril a julho de 2019
Mais informações, acesse: https://labintervencaourbana.com